Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/53179
Tipo: Tese
Título: Formação inicial de professores para a educação ambiental: um estudo comparado em duas universidades no Brasil e Colômbia
Autor(es): Wagner da Cruz Silva
primer Tutor: Lívia Maria Fraga Vieira
primer Co-tutor: Carlos Alberto Vasconcelos
primer miembro del tribunal : Júlio Emílio Diniz Pereira
Segundo miembro del tribunal: Cláudia Starling Bosco
Tercer miembro del tribunal: Adenilson Souza Cunha Júnior
Cuarto miembro del tribunal: Jailton, de Jesus Costa
Quinto miembro del tribunal: Maria Mercedes Jiménez Narváez
Resumen: Esta tese foi estruturada a partir da pesquisa que procurou compreender como ocorre a formação inicial de educadores para a Educação Ambiental nos contextos brasileiro e colombiano. Trata-se de um estudo qualitativo, empírico, que teve como perspectiva metodológica a educação comparada e objetivou comparar os processos de formação inicial de professores para a Educação Ambiental nos cursos de licenciatura em Biologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do curso de licenciatura em Ciências Naturais da Universidade Pedagógica Nacional da Colômbia (UPN). A escolha desses dois países se deu por haver uma inter-relação da formação de seus currículos nacionais que tiveram a transversalidade como fundamento didático-pedagógico para a abordagem do tema ambiental e a inclusão da educação ambiental nas leis e currículos presentes na formação acadêmica de professores de educação básica. Para atingir o objetivo proposto, foram analisados documentos produzidos por organismos internacionais, como ONU e Unesco, leis, diretrizes dos governos brasileiro e colombiano e as Políticas de Educação Ambiental (PNEA) dos dois países. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores que lecionam as disciplinas voltadas para a Educação Ambiental nessas licenciaturas. Tais entrevistas possibilitaram compreender aquilo que os professores consideram relevante à formação do professor para a Educação Ambiental, suas concepções sobre EA, o que possibilitou analisar como essas concepções influenciam na construção das disciplinas, além de outros elementos necessários para essa formação. Os resultados revelaram que, nos cursos de licenciaturas estudados, os professores formadores concebem a EA numa perspectiva conservacionista, e isso reflete na construção das disciplinas relacionadas à EA a partir das análises dos seus programas, e que, apesar de alguns professores formadores conceberem a EA numa perspectiva crítica, as disciplinas por eles ministradas oferecem uma formação naturalista de meio ambiente. A formação inicial atual perpassa por uma Educação Ambiental conservadora que reverbera em sala de aula, não desenvolvendo o senso crítico dos discentes mediante a problemática ambiental da atualidade. Ressalta-se que existe a necessidade de fornecer um maior aporte teórico e metodológico para os professores que desenvolvem ações em EA na educação básica a partir das parcerias entre escola e universidade; ações que os propiciem ensinar e promover o encontro do ser humano com o meio ambiente e com os problemas das comunidades brasileira e colombiana.
Abstract: This thesis was structured based on research that aimed to understand how initial education for Environmental Education educators occurs in Brazilian and Colombian contexts. It is a qualitative, empirical study that employed a comparative education perspective and aimed to compare the initial education processes of Environmental Education teachers in the undergraduate Biology program at the Federal University of Sergipe (UFS) and the undergraduate Natural Sciences program at the National Pedagogical University of Colombia (UPN). The choice of these two countries was due to the interrelation of the formation of their national curricula, which had transversality as a didactic-pedagogical foundation for approaching the environmental theme and the inclusion of environmental education in the laws and curricula present in the academic training of education teachers basic. To reach the proposed objective, we analyzed documents produced by international organizations such as the UN and UNESCO; laws, guidelines from the Brazilian and Colombian governments, and the Environmental Education Policies (PNEA) of both countries. Semi-structured interviews were also conducted with the professors who teach the subjects related to Environmental Education in the undergraduate courses at these universities. These interviews made it possible to understand what teachers consider relevant to teacher training for Environmental Education, their conceptions of Environmental Education, which made it possible to analyze how these conceptions influence the construction of the subjects, as well as other compositional elements necessary for this training. The results revealed that, in the undergraduate courses studied, teacher educators conceive environmental education from a conservationist perspective and that this is reflected in the construction of the courses related to environmental education from the analysis of their programs, and that, although some teacher educators conceive environmental education from a critical perspective, the courses they teach offer a naturalistic environmental education. The current initial formation goes through a conservative Environmental Education that reverberates in the classroom, not developing the students' critical sense of the current environmental problems. It is noteworthy that there is a need to provide a greater theoretical and methodological support for teachers who develop actions in EE in basic education from partnerships between school and university; actions that enable them to teach and promote the encounter of the human being with the environment and with the difficulties of the Brazilian and Colombian communities.
Asunto: Educação
Professores - Formação profissional
Professores - Formação - Colômbia
Professores - Formação - Brasil
Educação comparada
Educação ambiental
Educação - Colômbia
Educação - Brasil
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/53179
Fecha del documento: 29-ago-2022
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

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