Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53237
Type: Artigo de Evento
Title: A pesquisa sobre a posição científico-acadêmica da educação matemática no Brasil: um exercício de sistematização em olhares historiográficos
Authors: Filipe Santos Fernandes
Abstract: O objetivo deste texto é esboçar uma sistematização das pesquisas que centram seu interesse na produção de histórias – ou, que ocasionalmente tratam de aspectos de historicidade – da posição científico-acadêmica da Educação Matemática no Brasil. Junto a um conjunto de investigações, foi possível estabelecer cinco categorias: a) Investigações que discutem a constituição e consolidação da Educação Matemática como campo profissional e científico; b) Investigações sobre a construção de sociedades organizadas, de cunho políticoinstitucional; c) Investigações que estudam a formação de grupos de estudo, pesquisa e trabalho em Educação Matemática; d) Investigações que analisam a inserção da Educação Matemática em programas de pós-graduação no país; e e) Investigações que, ao discutirem dimensões da pesquisa em Educação Matemática, tocam em questões da historicidade dessa área de pesquisa. Ao tratar, aqui, dessas categorias, pretendemos mostrar como a Educação Matemática tem se ocupado com essa discussão, de modo a permitir que questões e direções de cunho historiográfico sejam colocadas.
Subject: Educação matemática
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/53237
Issue Date: Jul-2016
metadata.dc.url.externa: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/7147_3164_ID.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro Nacional de Educação Matemática
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.