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dc.contributor.advisor1Guilherme Massara Rochapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9372630883932920pt_BR
dc.contributor.referee1Andrea Maris Campos Guerrapt_BR
dc.contributor.referee2Marco Antonio Coutinho Jorgept_BR
dc.creatorLuísa Aparecida Costapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6863369474943187pt_BR
dc.date.accessioned2023-05-13T21:24:11Z-
dc.date.available2023-05-13T21:24:11Z-
dc.date.issued2022-07-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/53265-
dc.description.resumoA hipótese central do trabalho é a de que a estética blues carreia em si processos criativos que têm como substrato condições precárias, e de que esses processos poderiam ser abordados pelas marcas da expressão pulsional, conforme a psicanálise freudiana e sua releitura lacaniana. Foi feito o uso do conceito de estética blues, definido por Richard Powell, em 1989, como tentativa de pensar de maneira ampla as práticas modernas e contemporâneas no mundo da arte que refletem a cultura afro-americana. A construção teórica se sustenta no conceito metapsicológico de pulsão, com o recorte da pulsão de morte e sua possível vertente criativa. A pesquisa tem como objetivo investigar, a partir da relação entre psicanálise e arte, o possível tratamento estético dado às marcas da pulsão de morte e do real diaspóricos, no contexto da emergência da estética blues; destacar o caráter criativo e disruptivo do conceito de pulsão de morte na obra de Sigmund Freud e Jacques Lacan; investigar o conceito de pulsão de morte na obra de Jacques Lacan, com base no Seminário, livro 7: a ética da psicanálise (1959-1960) e relacioná-lo com a possibilidade de criação, além de contextualizar o movimento de surgimento da estética blues, a partir de autores que abordam a temática pelas vias estético-políticas e culturais, como Richard Powell e Amiri Baraka. Para tanto, em um primeiro momento, foi feita a aproximação entre a psicanálise e a arte, na medida em que essa aproximação dita o tom, juntamente com a metodologia de pesquisa, das bases epistêmicas do trabalho. Em seguida, traçou-se uma cartografia do conceito metapsicológico de pulsão na obra de Freud e seus desdobramentos até a releitura lacaniana, com o recorte da pulsão de morte. E, por fim, construiu-se uma aproximação estética maior da obra de Miles Davis, tendo em vista os propósitos demonstrativos da dissertação, que incluem um pontual desdobramento na obra de Son House. Discorremos, fundamentalmente, sobre a criação musical a partir das marcas da expressão pulsional.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectCriaçãopt_BR
dc.subjectPulsãopt_BR
dc.subjectPulsão de mortept_BR
dc.subjectBluespt_BR
dc.subjectEstética bluespt_BR
dc.subject.otherPsicologia - Tesespt_BR
dc.subject.otherPsicanálise - Tesespt_BR
dc.subject.otherArte - Filosofia - Tesespt_BR
dc.subject.otherBlues (Música) - Tesespt_BR
dc.titleCriando em terras arrasadas : marcas da expressão pulsional na estética bluespt_BR
dc.title.alternativeCreating in wasted lands : marks of drive expression in blues aestheticspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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