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http://hdl.handle.net/1843/53265
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Guilherme Massara Rocha | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9372630883932920 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Andrea Maris Campos Guerra | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Marco Antonio Coutinho Jorge | pt_BR |
dc.creator | Luísa Aparecida Costa | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6863369474943187 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-13T21:24:11Z | - |
dc.date.available | 2023-05-13T21:24:11Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-01 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/53265 | - |
dc.description.resumo | A hipótese central do trabalho é a de que a estética blues carreia em si processos criativos que têm como substrato condições precárias, e de que esses processos poderiam ser abordados pelas marcas da expressão pulsional, conforme a psicanálise freudiana e sua releitura lacaniana. Foi feito o uso do conceito de estética blues, definido por Richard Powell, em 1989, como tentativa de pensar de maneira ampla as práticas modernas e contemporâneas no mundo da arte que refletem a cultura afro-americana. A construção teórica se sustenta no conceito metapsicológico de pulsão, com o recorte da pulsão de morte e sua possível vertente criativa. A pesquisa tem como objetivo investigar, a partir da relação entre psicanálise e arte, o possível tratamento estético dado às marcas da pulsão de morte e do real diaspóricos, no contexto da emergência da estética blues; destacar o caráter criativo e disruptivo do conceito de pulsão de morte na obra de Sigmund Freud e Jacques Lacan; investigar o conceito de pulsão de morte na obra de Jacques Lacan, com base no Seminário, livro 7: a ética da psicanálise (1959-1960) e relacioná-lo com a possibilidade de criação, além de contextualizar o movimento de surgimento da estética blues, a partir de autores que abordam a temática pelas vias estético-políticas e culturais, como Richard Powell e Amiri Baraka. Para tanto, em um primeiro momento, foi feita a aproximação entre a psicanálise e a arte, na medida em que essa aproximação dita o tom, juntamente com a metodologia de pesquisa, das bases epistêmicas do trabalho. Em seguida, traçou-se uma cartografia do conceito metapsicológico de pulsão na obra de Freud e seus desdobramentos até a releitura lacaniana, com o recorte da pulsão de morte. E, por fim, construiu-se uma aproximação estética maior da obra de Miles Davis, tendo em vista os propósitos demonstrativos da dissertação, que incluem um pontual desdobramento na obra de Son House. Discorremos, fundamentalmente, sobre a criação musical a partir das marcas da expressão pulsional. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Criação | pt_BR |
dc.subject | Pulsão | pt_BR |
dc.subject | Pulsão de morte | pt_BR |
dc.subject | Blues | pt_BR |
dc.subject | Estética blues | pt_BR |
dc.subject.other | Psicologia - Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Psicanálise - Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Arte - Filosofia - Teses | pt_BR |
dc.subject.other | Blues (Música) - Teses | pt_BR |
dc.title | Criando em terras arrasadas : marcas da expressão pulsional na estética blues | pt_BR |
dc.title.alternative | Creating in wasted lands : marks of drive expression in blues aesthetics | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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