Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53281
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Magno Moraes Mellopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5493721457619980pt_BR
dc.contributor.referee1Liszt Viana Netopt_BR
dc.contributor.referee2Mateus Rosadapt_BR
dc.contributor.referee3Alex Fernandes Bohrerpt_BR
dc.creatorTiago da Cunha Rosapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6836121606922844pt_BR
dc.date.accessioned2023-05-14T13:41:09Z-
dc.date.available2023-05-14T13:41:09Z-
dc.date.issued2022-12-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/53281-
dc.description.abstractThis study focuses on the Portuguese painter Antônio Rodrigues Bello, who worked in the region of Cachoeira do Campo, a village of Ouro Preto, around the year of 1750. This painter performed an ancient quadratura painting on the ceiling of the Capela-mor da Matriz de Nazaré, which is documented and morphologically framed among the oldest ones in the region, besides a series of other works throughout the temple.In this sense, this study delves into the painter’s work of art in the Cachoeira do Campo’s temple by initially investigating aspects of the aforementioned quadratura carried out by him, which is, currently, covered by a new pictorial layer, and, afterward, by analyzing and comparing it to other quadraturas in the region, especially those in the Capela de Bom Jesus das Flores do Taquaral, in Ouro Preto, which is believed to be directly related to his work.The quadraturas hereby analyzed, demonstrate, together, the predominance of a certain compositional method in the region of Vila Rica during the first half of the 18th century, which, since they distance from pre-established treaty solutions, they indicate the adoption of their own. These solutions might provide evidence of the core of the perspective paintings work in Minas Gerais.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como enfoque o pintor português Antônio Rodrigues Bello, que atuou na região de Cachoeira do Campo por volta de 1750. Este pintor executou no teto da Capela-mor da Matriz de Nazaré uma antiquíssima quadratura, que se enquadra documentalmente e morfologicamente dentre as mais antigas da região, além de uma série de outras obras por todo o templo. Neste sentido, este estudo aprofunda-se sobre a produção deste pintor no referido templo de Cachoeira do Campo, inicialmente investigando aspectos da referida quadratura por ele executada, hoje encoberta por uma nova camada pictórica, e posteriormente analisando-a e comparando-a a outras quadraturas existentes na região, em especial aquelas existentes na Capela de bom Jesus das Flores do Taquaral, em Ouro Preto, a qual acredita-se que possa ter relação direta com sua produção.As quadraturas analisadas neste estudo, em conjunto, demonstram a predominância de um determinado método compositivo na região de Vila Rica durante a primeira metade do século XVIII, que por se distanciarem de soluções tratadísticas preestabelecidas, indicam para a adoção de soluções próprias, que podem fornecer indícios do cerne da produção das pinturas em perspectiva em minas Gerais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAntônio Rodrigues Bellopt_BR
dc.subjectArtistas coloniais mineirospt_BR
dc.subjectPintura em perspectivapt_BR
dc.subjectQuadraturapt_BR
dc.subject.otherHistória - Tesespt_BR
dc.subject.otherBello, Antonio Rodriguespt_BR
dc.subject.otherPintura - Tesespt_BR
dc.titleAntônio Rodrigues Bello : as bases da pintura de falsa arquitetura na capitania do ouro no século XVIIIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TIAGO DA CUNHA ROSA - DISSERTAÇÃO REVISÃO FINAL - 06 04 2023.pdf15.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.