Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53286
Type: Dissertação
Title: Imaginários algorítmicos e o ciclo de sedução da Amazon : um estudo de caso sobre a mediação algorítmica e a venda de livros na plataforma
Authors: Débora Ferreira de Oliveira
First Advisor: Maria Aparecida Moura
First Referee: Carlos Frederico de Brito D Andrea
Second Referee: Josir Cardoso Gomes
Third Referee: Kérley Winques
Abstract: Esta dissertação tem por objetivo investigar como os imaginários algorítmicos são estabelecidos pelos usuários da Amazon, na venda de livros, no Brasil. A pesquisa também busca compreender como a plataforma contribui, por meio da mediação algorítmica, para a formação desses imaginários. Para cumprir com esse objetivo, acionamos autores e informações acerca de temas como imaginários, mediações algorítmicas, economia da atenção, gestão algorítmica da atenção, plataformização, o consumo de livros, entre outros. Este estudo de caso adota como metodologia a Análise de Conteúdo (AC), proposta por Bardin (2016), e trabalha em duas frentes: a primeira, se refere a descrição e análise da página de venda de livros da Amazon, em que são verificados os mecanismos presentes e que podem fazer parte da construção dos imaginários dos usuários. Na segunda frente, são apresentados os dados coletados, por um período de três meses, de publicações no Twitter que expressem esses imaginários em torno do consumo de livros pela plataforma. Essa base de dados, após tratada, apresentou o número de 1.065 tweets, que foram distribuídos, de forma não exclusiva, em quatro categorias de análises que foram elaboradas diante de um esforço e diálogos entre autores nacionais e internacionais. São elas: 1) mobilização do imaginário por meio dos sentidos; 2) mobilização do imaginário durante a relação de consumo com a Amazon; 3) reconhecimento pelo usuário das ações algorítmicas; 4) referente a lógica de atuação da Amazon na venda de livros. Essa categorização teve como foco o mapeamento dos sentidos produzidos pelos usuários, no contexto de interação com a plataforma, e os imaginários que decorrem deles. Nas considerações finais, unimos esses dois movimentos de análise à luz da literatura adotada nesta pesquisa e fornecemos alguns apontamentos sobre a constituição dos imaginários algorítmicos na venda de livros pela Amazon, bem como suas consequências políticas, econômicas e socioculturais.
Abstract: This dissertation aims to investigate how algorithmic imaginaries are established by Amazon users, in book sales, in Brazil. The research also seeks to understand how the platform contributes, through algorithmic mediation, to the formation of these imaginaries. To meet this objective we have used authors and information about topics such as imaginaries, algorithmic mediations, attention economy, algorithmic attention management, platformization, and book consumption, among others. This case study adopts as methodology the Content Analysis (CA), proposed by Bardin (2016), and works on two fronts: the first, refers to the description and analysis of Amazon's book sales page, in which the mechanisms present and that can be part of the construction of users' imaginaries are verified. In the second front, we present the data collected, for a period of three months, from publications on Twitter that express these imaginaries around the consumption of books through the platform. This database, after being treated, presented the number of 1,065 tweets, which were distributed, in a non-exclusive way, in four categories of analyzes that were elaborated in the face of an effort and dialogue between national and international authors. They are: 1) mobilization of the imaginary through the senses; 2) mobilization of the imaginary during the consumption relationship with Amazon; 3) user recognition of algorithmic actions; 4) referring to Amazon's logic in book sales. This categorization focused on mapping the meanings produced by users, in the context of interaction with the platform, and the imaginaries that derive from them. In the final considerations, we unite these two movements of analysis in the light of the literature adopted in this research and provide some notes on the constitution of algorithmic imaginaries in the sale of books by Amazon, as well as their political, economic and sociocultural consequences.
Subject: Comunicação - Teses
Algoritmicos - Teses
Amazon.com (Firma) - Teses
Livros - Comércio - Teses
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Rights: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/53286
Issue Date: 8-Feb-2023
metadata.dc.description.embargo: 8-Feb-2025
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IMAGINÁRIOS ALGORÍTMICOS E O CICLO DE SEDUÇÃO DA AMAZON- um estudo de caso sobre a mediação algorítmica e a venda de livros na plataforma PDFA.pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrictionUntil??? 2025-02-08
13.13 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.