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http://hdl.handle.net/1843/53314
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Independência em atividades de vida diária (avds) em crianças com transtorno do espectro do autismo (tea) : a perspectiva de profissionais da terapia ocupacional |
Autor(es): | Ítala Stephanie Faria Longo |
primer Tutor: | Jardel Sander da Silva |
primer miembro del tribunal : | Maria Luisa Magalhães Nogueira |
Segundo miembro del tribunal: | Nivania Maria de Melo Reis |
Resumen: | O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é caracterizado por dificuldades no funcionamento social, na comunicação, nas habilidades motoras, na integração sensorial, nas habilidades cognitivas e a presença de comportamentos estereotipados e repetitivos. Apesar das dificuldades em todos esses domínios de desenvolvimento, com o apoio de cuidadores e intervencionistas, muitas pessoas com TEA adquirem e demonstram uma ampla gama de habilidades. Um desafio surge; no entanto, como indivíduos com TEA são muitas vezes incapazes de continuar a usar essas habilidades uma vez que o suporte profissional desaparece e o uso independente de habilidades são esperadas. Tem-se que as Atividades de Vida Diária (AVDs) são fundamentais para a participação do indivíduo em seu meio ambiente. Essa efetiva participação é necessária para o bem-estar e desenvolvimento da pessoa. Entretanto, muitos indivíduos com TEA não estão participando dos domínios básicos da vida. Crianças com transtorno do espectro do autismo (TEA) podem ter dificuldades em muitas áreas funcionais básicas, como higiene pessoal, vestir-se, tarefas domésticas e gestão do dinheiro, pré-requisitos importantes para a autossuficiência e autonomia. Esse estudo buscou analisar, a partir da percepção de Terapeutas Ocupacionais, a relação entre capacidade de realização de AVDs por parte dos sujeitos com TEA e uma maior autonomia em suas vidas. Os resultados indicaram que, tanto nas entrevistas aqui analisadas, quanto na literatura sobre AVDs, a evidente a necessidade de crianças com autismo se tornarem pessoas mais autônomas. |
Asunto: | Transtornos do espectro do autismo Autismo Terapia ocupacional |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA |
Curso: | Curso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/53314 |
Fecha del documento: | 27-ago-2022 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) |
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