Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/53314
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Independência em atividades de vida diária (avds) em crianças com transtorno do espectro do autismo (tea) : a perspectiva de profissionais da terapia ocupacional
Autor(es): Ítala Stephanie Faria Longo
Primeiro Orientador: Jardel Sander da Silva
Primeiro membro da banca : Maria Luisa Magalhães Nogueira
Segundo membro da banca: Nivania Maria de Melo Reis
Resumo: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é caracterizado por dificuldades no funcionamento social, na comunicação, nas habilidades motoras, na integração sensorial, nas habilidades cognitivas e a presença de comportamentos estereotipados e repetitivos. Apesar das dificuldades em todos esses domínios de desenvolvimento, com o apoio de cuidadores e intervencionistas, muitas pessoas com TEA adquirem e demonstram uma ampla gama de habilidades. Um desafio surge; no entanto, como indivíduos com TEA são muitas vezes incapazes de continuar a usar essas habilidades uma vez que o suporte profissional desaparece e o uso independente de habilidades são esperadas. Tem-se que as Atividades de Vida Diária (AVDs) são fundamentais para a participação do indivíduo em seu meio ambiente. Essa efetiva participação é necessária para o bem-estar e desenvolvimento da pessoa. Entretanto, muitos indivíduos com TEA não estão participando dos domínios básicos da vida. Crianças com transtorno do espectro do autismo (TEA) podem ter dificuldades em muitas áreas funcionais básicas, como higiene pessoal, vestir-se, tarefas domésticas e gestão do dinheiro, pré-requisitos importantes para a autossuficiência e autonomia. Esse estudo buscou analisar, a partir da percepção de Terapeutas Ocupacionais, a relação entre capacidade de realização de AVDs por parte dos sujeitos com TEA e uma maior autonomia em suas vidas. Os resultados indicaram que, tanto nas entrevistas aqui analisadas, quanto na literatura sobre AVDs, a evidente a necessidade de crianças com autismo se tornarem pessoas mais autônomas.
Assunto: Transtornos do espectro do autismo
Autismo
Terapia ocupacional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso: Curso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/53314
Data do documento: 27-Ago-2022
Aparece nas coleções:Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)

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