Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/53315
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A inclusão escolar de autistas grau 1 de suporte
Autor(es): Josália Gabriela de Oliveira Campos Lima
Primeiro Orientador: Adriana Araújo Pereira Borges
Primeiro membro da banca : Joana da Costa Ribeiro
Segundo membro da banca: Luiza Pinheiro Leão Vicari
Resumo: O presente artigo tem como objetivo realizar um levantamento sobre pesquisas que analisam a inclusão escolar de autistas de nível 1, ou seja, autistas que necessitam de pouco suporte. O autismo é reconhecido como um quadro complexo que necessita de apoio variado no ambiente escolar, sendo que estes variam e dependem das necessidades de cada estudante. O objetivo do estudo foi efetuar um levantamento de estudos realizados sobre a escolarização desses alunos. Para tanto, foram consultados os repositórios da Capes e do Scielo a partir de um recorte temporal de 2009 a 2020. Foram selecionadas as categorias artigos científicos. Os resultados apontaram que a inclusão de alunos autistas na escola regular é um processo em construção, e que a inclusão escolar desses alunos depende de um olhar mais apurado da equipe pedagógica. O trabalho conjunto entre a família, os profissionais da saúde e equipe pedagógica demonstrou ser um diferencial nos casos bem-sucedidos de inclusão escolar. É necessário reconhecer e trabalhar as habilidades e potencialidades do aluno, capacitar profissionais e cuidadores, investir mais recursos na educação de forma que esta possa garantir não só o acesso, mas a aprendizagem dos alunos autistas nas escolas regulares.
Assunto: Autismo
Educação inclusiva
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso: Curso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/53315
Data do documento: 30-Abr-2022
Aparece nas coleções:Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Inclusão Escolar de Autistas Grau 1- Pós Banca.pdf333.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons