Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/53315
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | A inclusão escolar de autistas grau 1 de suporte |
Autor(es): | Josália Gabriela de Oliveira Campos Lima |
Primeiro Orientador: | Adriana Araújo Pereira Borges |
Primeiro membro da banca : | Joana da Costa Ribeiro |
Segundo membro da banca: | Luiza Pinheiro Leão Vicari |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo realizar um levantamento sobre pesquisas que analisam a inclusão escolar de autistas de nível 1, ou seja, autistas que necessitam de pouco suporte. O autismo é reconhecido como um quadro complexo que necessita de apoio variado no ambiente escolar, sendo que estes variam e dependem das necessidades de cada estudante. O objetivo do estudo foi efetuar um levantamento de estudos realizados sobre a escolarização desses alunos. Para tanto, foram consultados os repositórios da Capes e do Scielo a partir de um recorte temporal de 2009 a 2020. Foram selecionadas as categorias artigos científicos. Os resultados apontaram que a inclusão de alunos autistas na escola regular é um processo em construção, e que a inclusão escolar desses alunos depende de um olhar mais apurado da equipe pedagógica. O trabalho conjunto entre a família, os profissionais da saúde e equipe pedagógica demonstrou ser um diferencial nos casos bem-sucedidos de inclusão escolar. É necessário reconhecer e trabalhar as habilidades e potencialidades do aluno, capacitar profissionais e cuidadores, investir mais recursos na educação de forma que esta possa garantir não só o acesso, mas a aprendizagem dos alunos autistas nas escolas regulares. |
Assunto: | Autismo Educação inclusiva |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA |
Curso: | Curso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/53315 |
Data do documento: | 30-Abr-2022 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A Inclusão Escolar de Autistas Grau 1- Pós Banca.pdf | 333.31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons