Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/53315
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Adriana Araújo Pereira Borges | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9946652387882951 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Joana da Costa Ribeiro | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Luiza Pinheiro Leão Vicari | pt_BR |
dc.creator | Josália Gabriela de Oliveira Campos Lima | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-14T21:32:23Z | - |
dc.date.available | 2023-05-14T21:32:23Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-30 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/53315 | - |
dc.description.resumo | O presente artigo tem como objetivo realizar um levantamento sobre pesquisas que analisam a inclusão escolar de autistas de nível 1, ou seja, autistas que necessitam de pouco suporte. O autismo é reconhecido como um quadro complexo que necessita de apoio variado no ambiente escolar, sendo que estes variam e dependem das necessidades de cada estudante. O objetivo do estudo foi efetuar um levantamento de estudos realizados sobre a escolarização desses alunos. Para tanto, foram consultados os repositórios da Capes e do Scielo a partir de um recorte temporal de 2009 a 2020. Foram selecionadas as categorias artigos científicos. Os resultados apontaram que a inclusão de alunos autistas na escola regular é um processo em construção, e que a inclusão escolar desses alunos depende de um olhar mais apurado da equipe pedagógica. O trabalho conjunto entre a família, os profissionais da saúde e equipe pedagógica demonstrou ser um diferencial nos casos bem-sucedidos de inclusão escolar. É necessário reconhecer e trabalhar as habilidades e potencialidades do aluno, capacitar profissionais e cuidadores, investir mais recursos na educação de forma que esta possa garantir não só o acesso, mas a aprendizagem dos alunos autistas nas escolas regulares. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject.other | Autismo | pt_BR |
dc.subject.other | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | A inclusão escolar de autistas grau 1 de suporte | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A Inclusão Escolar de Autistas Grau 1- Pós Banca.pdf | 333.31 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License