Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53315
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Adriana Araújo Pereira Borgespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9946652387882951pt_BR
dc.contributor.referee1Joana da Costa Ribeiropt_BR
dc.contributor.referee2Luiza Pinheiro Leão Vicaript_BR
dc.creatorJosália Gabriela de Oliveira Campos Limapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-14T21:32:23Z-
dc.date.available2023-05-14T21:32:23Z-
dc.date.issued2022-04-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/53315-
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo realizar um levantamento sobre pesquisas que analisam a inclusão escolar de autistas de nível 1, ou seja, autistas que necessitam de pouco suporte. O autismo é reconhecido como um quadro complexo que necessita de apoio variado no ambiente escolar, sendo que estes variam e dependem das necessidades de cada estudante. O objetivo do estudo foi efetuar um levantamento de estudos realizados sobre a escolarização desses alunos. Para tanto, foram consultados os repositórios da Capes e do Scielo a partir de um recorte temporal de 2009 a 2020. Foram selecionadas as categorias artigos científicos. Os resultados apontaram que a inclusão de alunos autistas na escola regular é um processo em construção, e que a inclusão escolar desses alunos depende de um olhar mais apurado da equipe pedagógica. O trabalho conjunto entre a família, os profissionais da saúde e equipe pedagógica demonstrou ser um diferencial nos casos bem-sucedidos de inclusão escolar. É necessário reconhecer e trabalhar as habilidades e potencialidades do aluno, capacitar profissionais e cuidadores, investir mais recursos na educação de forma que esta possa garantir não só o acesso, mas a aprendizagem dos alunos autistas nas escolas regulares.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/*
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subject.otherAutismopt_BR
dc.subject.otherEducação inclusivapt_BR
dc.titleA inclusão escolar de autistas grau 1 de suportept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A Inclusão Escolar de Autistas Grau 1- Pós Banca.pdf333.31 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons