Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/53317
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Aplicação dos protocolos do livro Ensino de habilidades básicas para pessoas com autismo em atendimento psicológico realizado na APAE de Ipatinga |
Authors: | Milene de Almeida |
First Advisor: | Camila Graciella Santos Gomes |
First Referee: | Ana Amélia Cardoso Rodrigues |
Second Referee: | Marília Beatricci de Souza Pagio |
Abstract: | O objetivo deste estudo foi descrever os efeitos de uma tentativa de implementação de Intervenção Comportamental Intensiva, realizada por meio da capacitação de cuidadores de crianças com autismo. Essas crianças foram atendidas em uma entidade sem fins lucrativos que propicia um serviço de saúde mantido apenas com recursos públicos. Iniciaram o estudo 16 crianças, porém apenas 8 finalizaram. Os dados indicaram que os profissionais da instituição foram capazes de orientar os cuidadores, após capacitação teórica realizada por meio de videoconferência. Já os cuidadores conseguiram implementar de maneira sistemática alguns programas de ensino, mas não o suficiente para caracterizar uma intervenção intensiva. Algumas crianças apresentaram ganhos de habilidades que, apesar de pontuais, podem fazer muita diferença na qualidade de vida delas e da família. |
Abstract: | The aim of this study was to describe the effects of an attempt to implement an Intensive Behavioral Intervention, accomplished through the training of caregivers of children with autism. These children were assisted by a non profit entity that provides a health service maintained only with public resources. 16 children started the study, but only 8 have finished it. The data indicated that the institution’s professionals were able to guide caregivers, after theoretical training carried out through videoconferencing. Caregivers were able to systematically implement some theaching programs, but not enough to characterize an intensive intervention. Some children showed skill gains that, despite being punctual, can make a big difference in their and their family’s quality of life. |
Subject: | Autismo Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Ipatinga, MG) Comportamento |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/53317 |
Issue Date: | 27-Aug-2022 |
Appears in Collections: | Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Aplicação dos protocolos do livro Ensino de Habilidades para pessoas com autismo em atendimento psicológico realizado na APAE de Ipatinga..pdf | 485.83 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.