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Tipo: Monografia (especialização)
Título: Estudo de caso : em uma criança autista e a trajetória de diagnóstico e tratamento
Autor(es): Thais Vital De Camargos
primer Tutor: Maria Luisa Magalhães Nogueira
primer miembro del tribunal : Gisele Camilo da Mata
Segundo miembro del tribunal: Delma Aurelia da Silva Simao
Resumen: O presente trabalho tem o intuito de acompanhar o itinerário terapêutico de uma família da região metropolitana de Belo Horizonte na busca pela construção e compreensão do diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa busca verificar como o diagnóstico pode possibilitar formas de intervenção terapêutica eficazes para a busca de uma vivência ampla nos âmbitos socioeducacional, afetivo e entre pares. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, no qual foram analisados relatórios disponibilizados pela família, bem como uma entrevista semiestruturada com a mãe. A trajetória da família em busca de diagnóstico foi interpelada por vários profissionais, mas o diagnóstico e os tratamentos ainda são de difícil acesso e qualidade, principalmente na rede pública, o que pode estar atrelado ao aumento do número de diagnósticos nos últimos anos e poucos profissionais qualificados para o atendimento demandado. A observação do caso clínico trouxe como conclusão que o caminho a ser trilhado para diagnóstico e tratamento ao TEA deve ser ainda mais humanizado, compreendendo os indivíduos enquadrados no espectro em suas potencialidades, para além do diagnóstico em si. O acolhimento, a conscientização e a sensibilização social são passos de extrema importância para que o paciente tenha qualidade de vida no âmbito sociocultural.
Abstract: The present research aims to follow the therapeutic itinerary of a family in the metropolitan region of Belo Horizonte, on a search for construction and understanding of how Autism Spectrum Disorder (ASD) presents impacts and challenges in the growth of their child, as well as how the diagnosis enables effective forms of therapeutic intervention in the search for a broad socio-educational, affective and peer-to-peer spheres experiences. The trajectory of the family in search of a diagnosis was questioned by several professionals, but the diagnosis and treatments are still difficult to access, especially in the public health system, which may be linked to the increase in the number of diagnoses in recent years, mostly because of the few qualified professionals for the service demanded. The observation of the clinical case brought as a conclusion that the path to be followed for diagnosis and treatment of ASD, must be even more humanized, including individuals in the spectrum in their potential, beyond the diagnosis itself. Reception, and social awareness are extremely important steps towards a quality experience in the sociocultural context in our society.
Asunto: Autismo
Diagnóstico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso: Curso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/53321
Fecha del documento: 3-dic-2022
Aparece en las colecciones:Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)

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