Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53321
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Luisa Magalhães Nogueirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0658721467035688pt_BR
dc.contributor.referee1Gisele Camilo da Matapt_BR
dc.contributor.referee2Delma Aurelia da Silva Simaopt_BR
dc.creatorThais Vital De Camargospt_BR
dc.date.accessioned2023-05-14T22:13:06Z-
dc.date.available2023-05-14T22:13:06Z-
dc.date.issued2022-12-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/53321-
dc.description.abstractThe present research aims to follow the therapeutic itinerary of a family in the metropolitan region of Belo Horizonte, on a search for construction and understanding of how Autism Spectrum Disorder (ASD) presents impacts and challenges in the growth of their child, as well as how the diagnosis enables effective forms of therapeutic intervention in the search for a broad socio-educational, affective and peer-to-peer spheres experiences. The trajectory of the family in search of a diagnosis was questioned by several professionals, but the diagnosis and treatments are still difficult to access, especially in the public health system, which may be linked to the increase in the number of diagnoses in recent years, mostly because of the few qualified professionals for the service demanded. The observation of the clinical case brought as a conclusion that the path to be followed for diagnosis and treatment of ASD, must be even more humanized, including individuals in the spectrum in their potential, beyond the diagnosis itself. Reception, and social awareness are extremely important steps towards a quality experience in the sociocultural context in our society.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem o intuito de acompanhar o itinerário terapêutico de uma família da região metropolitana de Belo Horizonte na busca pela construção e compreensão do diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa busca verificar como o diagnóstico pode possibilitar formas de intervenção terapêutica eficazes para a busca de uma vivência ampla nos âmbitos socioeducacional, afetivo e entre pares. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, no qual foram analisados relatórios disponibilizados pela família, bem como uma entrevista semiestruturada com a mãe. A trajetória da família em busca de diagnóstico foi interpelada por vários profissionais, mas o diagnóstico e os tratamentos ainda são de difícil acesso e qualidade, principalmente na rede pública, o que pode estar atrelado ao aumento do número de diagnósticos nos últimos anos e poucos profissionais qualificados para o atendimento demandado. A observação do caso clínico trouxe como conclusão que o caminho a ser trilhado para diagnóstico e tratamento ao TEA deve ser ainda mais humanizado, compreendendo os indivíduos enquadrados no espectro em suas potencialidades, para além do diagnóstico em si. O acolhimento, a conscientização e a sensibilização social são passos de extrema importância para que o paciente tenha qualidade de vida no âmbito sociocultural.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTEApt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectDiagnósticopt_BR
dc.subjectIntervençãopt_BR
dc.subject.otherAutismopt_BR
dc.subject.otherDiagnósticopt_BR
dc.titleEstudo de caso : em uma criança autista e a trajetória de diagnóstico e tratamentopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Especialização TEA - Aluna Thais Vital de Camargos.pdf877.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.