Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53362
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGeorge Rembrandt Gutlichpt_BR
dc.date.accessioned2023-05-15T13:34:31Z-
dc.date.available2023-05-15T13:34:31Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.volume16pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage26pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.11606/rm.v16i1.125008pt_BR
dc.identifier.issn2238-7625pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/53362-
dc.description.abstractThe objects of this study are the conditions of Imagination and Fantasy as principles of representation in arts between the Mannerism and Rococo. The analysis was focused in the ornamentation by floral inspiration. In this case the seminal condition of the Fantasy was historically joined to the concept of development and variation. Studied as a “Corpus” with structural self-sufficiency, the ornament between centuries XVI and XVIII has derived in a rigorous way from organization forms and its commanded distinct languages to them. Was observed the development of a conducted taste for affinities with the variations of the curve and also the advent of the transition of the ornament while structure condition.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem por objeto a Imaginação e a Fantasia entendidas como princípios de representação nas artes visuais, e enfocada num recorte temporal que parte do Maneirismo ao advento do Rococó. Como ferramenta de análise optou-se pela observação da ornamentação de origem fitomórfica. Nesta abordagem a condição seminal da Fantasia está atrelada historicamente ao conceito de desenvolvimento e variação, que indica uma articulação de gênese criativa direta para com a Fantasia. Desenvolvida como um “Corpus” com auto-suficiência estrutural, o ornamento entre os séculos XVI e XVIII derivou numa maneira rigorosa de organização das formas e ordenou linguagens distintas. Como resultado observou-se o desenvolvimento de um gosto regido por afinidades com as variações da curva e também o advento da transição do ornamento enquanto elemento agregado para a condição de estrutura. O estudo é situado num recorte temporal quando, por um princípio de primazia técnica, se privilegiou o gosto pela imagem de caráter pictórico em sobre a linear.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Música-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectImaginaçãopt_BR
dc.subjectFantasiapt_BR
dc.subjectGrotescopt_BR
dc.subjectOrnamentaçãopt_BR
dc.subject.otherDecoração e ornamento - Séc. XVI-XVIIIpt_BR
dc.subject.otherFantasia na artept_BR
dc.subject.otherCriação (Literária, artística, etc.)pt_BR
dc.titleSobre imaginação e fantasia: considerações sobre o ornamentopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.revistas.usp.br/revistamusica/article/view/125008/122014pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6376-8063pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sobre imaginação e fantasia.pdf8.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.