Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53372
Type: Dissertação
Title: Educação alimentar e nutricional como tema transversal no ambiente escolar
Other Titles: Food and nutrition education as transversal theme in the school environment
Authors: Marcio Antônio Assis Cecotte
First Advisor: Simone Cardoso Lisboa Pereira
First Referee: Erich Birelli Tahara
Second Referee: Roberta Ribeiro Silva Barra
Abstract: Os hábitos alimentares são influenciados por vários fatores. Dentre esses, destaca-se a forte influência dos impérios alimentares, que promovem a substituição de alimentos in natura ou minimamente processados por alimentos ultraprocessados. Essa mudança nas práticas alimentares, aliadas ao aumento do sedentarismo, trouxe vários agravos à saúde, como as Doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Nesse cenário, é relevante e necessária a educação alimentar e nutricional (EAN) emancipatória para o enfrentamento desses agravos, em que a escola se apresenta como um equipamento público indispensável para as ações de EAN. Ações que utilizem métodos inclusivos, possibilitando que o aluno seja o protagonista no seu processo de aprendizagem acerca de uma alimentação adequada e saudável. Assim, o presente trabalho teve como objetivo promover, além do aprimoramento dos conhecimentos sobre o tema em tela, uma sensibilização dos estudantes acerca dos problemas alimentares e nutricionais da atualidade. Trata de um estudo realizado com estudantes do ensino médio de uma escola pública estadual do município de Ribeirão das Neves-MG, por meio da aplicação de uma sequência didática (SD), baseada na metodologia da pesquisa-ação, com abordagem investigativa. O efeito da SD foi avaliado por meio da aplicação de questionários, de rodas de conversa, de estudos de caso, da análise de rótulos de alimentos industrializados e da avaliação de cardápios. Várias atividades contaram com o auxilio de ferramentas digitais baseadas nas tecnologias da informação e comunicação (TDIC), havendo inclusive o incentivo ao desenvolvimento de uma ferramenta pelos estudantes. Os resultados mostraram que a participação nas rodas de conversa, nas pesquisas, na utilização das TDIC, no compartilhamento dos dados com seus pares e no desenvolvimento do aplicativo, proporcionou aos estudantes a apropriação de conhecimentos científicos sobre alimento e nutriente, sua função no organismo, a função social do ato de comer, alimentação saudável. Dessa forma conclui-se que os estudantes foram os protagonistas na construção do próprio conhecimento, e que a participação e o envolvimento dos estudantes melhoraram a partir da aplicação da sequência didática, despertando-os para a adoção de práticas alimentares mais saudáveis, conscientes de que a qualidade dos alimentos que ingerimos afeta diretamente a nossa saúde.
Abstract: Eating habits are influenced by several factors. Among these, the strong influence of food empires stands out, which promote the replacement of in natura or minimally processed foods with ultra-processed foods. This change in dietary practices, combined with the increase in sedentary lifestyle, has brought several health problems, such as Chronic Noncommunicable Diseases (NCDs). In this scenario, emancipatory food and nutrition education (FNE) is relevant and necessary to face these problems, in which the school presents itself as an indispensable public equipment for FNE actions. Actions that use inclusive methods, allowing the student to be the protagonist in their learning process about adequate and healthy food. Thus, the present work aimed to promote, in addition to improving knowledge on the subject in question, an awareness of students about current food and nutritional problems. This is a study carried out with high school students from a state public school in the city of Ribeirão das Neves-MG, through the application of a didactic sequence (DS), based on the methodology of action research, with an investigative approach. . The effect of DS was evaluated through the application of questionnaires, conversation circles, case studies, analysis of industrialized food labels and evaluation of menus. Several activities relied on the help of digital tools based on information and communication technologies (DICT), and there was even an incentive for students to develop a tool. The results showed that participation in conversation circles, in research, in the use of DICT, in sharing data with their peers and in the development of the application, provided students with the appropriation of scientific knowledge about food and nutrients, their function in the body, the social function of the act of eating, healthy eating. In this way, it is concluded that the students were the protagonists in the construction of their own knowledge, and that the participation and involvement of the students improved from the application of the didactic sequence, awakening them to the adoption of healthier eating practices, aware that The quality of the food we eat directly affects our health.
Subject: Ensino - Biologia
Educação Alimentar e Nutricional
Tecnologias da informação e da comunicação
Aprendizagem
Didática
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/53372
Issue Date: 29-Aug-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCM- Marcio Antônio Assis Cecotte.pdfEducação alimentar e nutricional como tema transversal no ambiente escolar12.94 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons