Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/53391
Tipo: Artigo de Evento
Título: Círculo de leitura: uma proposta de formação docente
Autor(es): Patrícia Barros Soares Batista
Kely Cristina Nogueira Souto
Maria Carolina da Silva Caldeira
Eliana Guimarães Almeida
Resumen: Diferentes estudos no âmbito da formação docente mostram que a leitura literária se constitui em um desafio para os professores (BORDINI; AGUIAR, 1993; SOUZA, 2000; PAIVA, PAULINO et al., 2006; ZILBERMAN, 1991). Seja no sentido de formar leitores literários na escola, seja no sentido de constituir-se como leitor, os docentes apresentam demandas diversas no que se refere à prática de leitura no cotidiano da sala de aula e em suas vidas. Um aspecto importante relacionado à formação docente é a construção de estratégias para a mediação da leitura literária na escola. Considerando tais aspectos, este trabalho objetiva apresentar e analisar uma ação de formação docente que tem como base a proposta dos círculos de leitura, que se constitui em uma prática de leitura coletiva e com o compartilhamento de textos (COSSON, 2014a). A ação formativa se justifica pelo fato de que, embora exista uma grande produção literária para crianças no Brasil atualmente, sua diversidade e qualidade nem sempre são objetos de discussão e análise qualificada nas escolas pelos professores envolvidos com a formação dos alunos da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, o objeto da análise aqui apresentada é o encontro inicial de formação realizado com quatro docentes que atuam na Rede Municipal de Belo Horizonte que realizam o curso de pós-graduação lato sensu Residência Docente ofertado pelo Centro Pedagógico da UFMG (CP/UFMG). Participaram da ação quatro professoras do CP que orientam o trabalho no eixo Alfabetização e Letramento do referido curso. As categorias de análise organizam-se a partir das concepções de leitura literária, literatura infantil e mediação literária expressas pelas docentes. Além das reflexões sobre tais concepções e o modo como estas repercutem no fazer docente, pretende-se apresentar as potencialidades do círculo de leitura nas práticas escolares adotadas pelas docentes e as possibilidades de trabalho com livros literários infantis, de modo a favorecer a formação de leitores literários na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Asunto: Professores - Formação
Leitura - Estudo e ensino
Leitura
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/53391
Fecha del documento: 2019
metadata.dc.url.externa: https://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/anais-do-xiii-jogo-do-livro.html
metadata.dc.relation.ispartof: Jogo do Livro
Aparece en las colecciones:Artigo de Evento

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Círculo de leitura_ uma proposta de formação docente.pdf223.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.