Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/53391
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Patrícia Barros Soares Batista | pt_BR |
dc.creator | Kely Cristina Nogueira Souto | pt_BR |
dc.creator | Maria Carolina da Silva Caldeira | pt_BR |
dc.creator | Eliana Guimarães Almeida | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-15T20:07:41Z | - |
dc.date.available | 2023-05-15T20:07:41Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.citation.issue | 13; 3 | pt_BR |
dc.citation.spage | 215 | pt_BR |
dc.citation.epage | 227 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9786500128901 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/53391 | - |
dc.description.resumo | Diferentes estudos no âmbito da formação docente mostram que a leitura literária se constitui em um desafio para os professores (BORDINI; AGUIAR, 1993; SOUZA, 2000; PAIVA, PAULINO et al., 2006; ZILBERMAN, 1991). Seja no sentido de formar leitores literários na escola, seja no sentido de constituir-se como leitor, os docentes apresentam demandas diversas no que se refere à prática de leitura no cotidiano da sala de aula e em suas vidas. Um aspecto importante relacionado à formação docente é a construção de estratégias para a mediação da leitura literária na escola. Considerando tais aspectos, este trabalho objetiva apresentar e analisar uma ação de formação docente que tem como base a proposta dos círculos de leitura, que se constitui em uma prática de leitura coletiva e com o compartilhamento de textos (COSSON, 2014a). A ação formativa se justifica pelo fato de que, embora exista uma grande produção literária para crianças no Brasil atualmente, sua diversidade e qualidade nem sempre são objetos de discussão e análise qualificada nas escolas pelos professores envolvidos com a formação dos alunos da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, o objeto da análise aqui apresentada é o encontro inicial de formação realizado com quatro docentes que atuam na Rede Municipal de Belo Horizonte que realizam o curso de pós-graduação lato sensu Residência Docente ofertado pelo Centro Pedagógico da UFMG (CP/UFMG). Participaram da ação quatro professoras do CP que orientam o trabalho no eixo Alfabetização e Letramento do referido curso. As categorias de análise organizam-se a partir das concepções de leitura literária, literatura infantil e mediação literária expressas pelas docentes. Além das reflexões sobre tais concepções e o modo como estas repercutem no fazer docente, pretende-se apresentar as potencialidades do círculo de leitura nas práticas escolares adotadas pelas docentes e as possibilidades de trabalho com livros literários infantis, de modo a favorecer a formação de leitores literários na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Jogo do Livro | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Círculos de leitura | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Leitura literária | pt_BR |
dc.subject.other | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Leitura - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Leitura | pt_BR |
dc.title | Círculo de leitura: uma proposta de formação docente | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://www.ceale.fae.ufmg.br/pages/view/anais-do-xiii-jogo-do-livro.html | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-0863-5217 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-0668-1989 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-2570-3146 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Círculo de leitura_ uma proposta de formação docente.pdf | 223.61 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.