Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/53411
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Sessão coordenada 08 |
Autor(es): | Filipe Santos Fernandes |
Resumen: | Os três trabalhos da sessão referem-se a pesquisas que, apesar de empreenderem operações historiográficas distintas, colocando em movimento referenciais, fontes e metodologias de naturezas diversas, buscam constituir cenários históricos de formação e/ou atuação de professoras que possuem suas trajetórias de vida entrelaçadas à presença da matemática na cultura escolar brasileira. O primeiro trabalho, intitulado Memórias da professora Neuza sobre a Casa Escolar Lourenço Ormenezze, de autoria de Grasielly Santos Souza e Mirian Maria Andrade, tem como objetivo considerar as memórias da professora Neusa Augusta Oliveira Delgada para construir uma narrativa sobre a primeira década de funcionamento da Casa Escolar Lourenço Ormenezze (1961-1971), uma escola localizada na zona rural do município de Bandeiras (PR). O segundo trabalho, de autoria de Mariliza Simonete Portela e intitulado A expertise de professores paranaenses e os saberes que geram a produção de materiais didáticos para o ensino de matemática, objetiva compreender como a expertise profissional de professoras integrantes do Núcleo de Estudos e Difusão da Matemática (NEDEM) e os saberes que dessa expertise advém permitem entendimentos sobre a produção de materiais didáticos ao ensino primário. O terceiro trabalho, Uma estudante, uma professora: o vir-a-ser de uma expert em Educação Matemática, de Monica Menezes Souza, tem por objetivo apresentar a constituição da expertise da professora de Matemática Nilza Eigenheer Bertoni, especialmente por sua atuação no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de Brasília (UnB) e na rede pública de ensino do Distrito Federal. |
Asunto: | Educação matemática Educação rural |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/53411 |
Fecha del documento: | nov-2018 |
metadata.dc.url.externa: | http://seer.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/7909/5789 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Evento |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sessão Coordenada 08.pdf | 335.04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.