Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/53411
Tipo: Artigo de Evento
Título: Sessão coordenada 08
Autor(es): Filipe Santos Fernandes
Resumen: Os três trabalhos da sessão referem-se a pesquisas que, apesar de empreenderem operações historiográficas distintas, colocando em movimento referenciais, fontes e metodologias de naturezas diversas, buscam constituir cenários históricos de formação e/ou atuação de professoras que possuem suas trajetórias de vida entrelaçadas à presença da matemática na cultura escolar brasileira. O primeiro trabalho, intitulado Memórias da professora Neuza sobre a Casa Escolar Lourenço Ormenezze, de autoria de Grasielly Santos Souza e Mirian Maria Andrade, tem como objetivo considerar as memórias da professora Neusa Augusta Oliveira Delgada para construir uma narrativa sobre a primeira década de funcionamento da Casa Escolar Lourenço Ormenezze (1961-1971), uma escola localizada na zona rural do município de Bandeiras (PR). O segundo trabalho, de autoria de Mariliza Simonete Portela e intitulado A expertise de professores paranaenses e os saberes que geram a produção de materiais didáticos para o ensino de matemática, objetiva compreender como a expertise profissional de professoras integrantes do Núcleo de Estudos e Difusão da Matemática (NEDEM) e os saberes que dessa expertise advém permitem entendimentos sobre a produção de materiais didáticos ao ensino primário. O terceiro trabalho, Uma estudante, uma professora: o vir-a-ser de uma expert em Educação Matemática, de Monica Menezes Souza, tem por objetivo apresentar a constituição da expertise da professora de Matemática Nilza Eigenheer Bertoni, especialmente por sua atuação no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de Brasília (UnB) e na rede pública de ensino do Distrito Federal.
Asunto: Educação matemática
Educação rural
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/53411
Fecha del documento: nov-2018
metadata.dc.url.externa: http://seer.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/7909/5789
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática
Aparece en las colecciones:Artigo de Evento

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Sessão Coordenada 08.pdf335.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.