Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53411
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFilipe Santos Fernandespt_BR
dc.date.accessioned2023-05-15T21:27:20Z-
dc.date.available2023-05-15T21:27:20Z-
dc.date.issued2018-11-
dc.citation.issue4pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage6pt_BR
dc.identifier.issn2596-3228pt_BR
dc.identifier.sici1pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/53411-
dc.description.resumoOs três trabalhos da sessão referem-se a pesquisas que, apesar de empreenderem operações historiográficas distintas, colocando em movimento referenciais, fontes e metodologias de naturezas diversas, buscam constituir cenários históricos de formação e/ou atuação de professoras que possuem suas trajetórias de vida entrelaçadas à presença da matemática na cultura escolar brasileira. O primeiro trabalho, intitulado Memórias da professora Neuza sobre a Casa Escolar Lourenço Ormenezze, de autoria de Grasielly Santos Souza e Mirian Maria Andrade, tem como objetivo considerar as memórias da professora Neusa Augusta Oliveira Delgada para construir uma narrativa sobre a primeira década de funcionamento da Casa Escolar Lourenço Ormenezze (1961-1971), uma escola localizada na zona rural do município de Bandeiras (PR). O segundo trabalho, de autoria de Mariliza Simonete Portela e intitulado A expertise de professores paranaenses e os saberes que geram a produção de materiais didáticos para o ensino de matemática, objetiva compreender como a expertise profissional de professoras integrantes do Núcleo de Estudos e Difusão da Matemática (NEDEM) e os saberes que dessa expertise advém permitem entendimentos sobre a produção de materiais didáticos ao ensino primário. O terceiro trabalho, Uma estudante, uma professora: o vir-a-ser de uma expert em Educação Matemática, de Monica Menezes Souza, tem por objetivo apresentar a constituição da expertise da professora de Matemática Nilza Eigenheer Bertoni, especialmente por sua atuação no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de Brasília (UnB) e na rede pública de ensino do Distrito Federal.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofEncontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemáticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória da Educação Matemáticapt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subject.otherEducação matemáticapt_BR
dc.subject.otherEducação ruralpt_BR
dc.titleSessão coordenada 08pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttp://seer.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/7909/5789pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2964-3582pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sessão Coordenada 08.pdf335.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.