Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/53411
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Filipe Santos Fernandes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-15T21:27:20Z | - |
dc.date.available | 2023-05-15T21:27:20Z | - |
dc.date.issued | 2018-11 | - |
dc.citation.issue | 4 | pt_BR |
dc.citation.spage | 1 | pt_BR |
dc.citation.epage | 6 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2596-3228 | pt_BR |
dc.identifier.sici | 1 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/53411 | - |
dc.description.resumo | Os três trabalhos da sessão referem-se a pesquisas que, apesar de empreenderem operações historiográficas distintas, colocando em movimento referenciais, fontes e metodologias de naturezas diversas, buscam constituir cenários históricos de formação e/ou atuação de professoras que possuem suas trajetórias de vida entrelaçadas à presença da matemática na cultura escolar brasileira. O primeiro trabalho, intitulado Memórias da professora Neuza sobre a Casa Escolar Lourenço Ormenezze, de autoria de Grasielly Santos Souza e Mirian Maria Andrade, tem como objetivo considerar as memórias da professora Neusa Augusta Oliveira Delgada para construir uma narrativa sobre a primeira década de funcionamento da Casa Escolar Lourenço Ormenezze (1961-1971), uma escola localizada na zona rural do município de Bandeiras (PR). O segundo trabalho, de autoria de Mariliza Simonete Portela e intitulado A expertise de professores paranaenses e os saberes que geram a produção de materiais didáticos para o ensino de matemática, objetiva compreender como a expertise profissional de professoras integrantes do Núcleo de Estudos e Difusão da Matemática (NEDEM) e os saberes que dessa expertise advém permitem entendimentos sobre a produção de materiais didáticos ao ensino primário. O terceiro trabalho, Uma estudante, uma professora: o vir-a-ser de uma expert em Educação Matemática, de Monica Menezes Souza, tem por objetivo apresentar a constituição da expertise da professora de Matemática Nilza Eigenheer Bertoni, especialmente por sua atuação no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de Brasília (UnB) e na rede pública de ensino do Distrito Federal. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História da Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject.other | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject.other | Educação rural | pt_BR |
dc.title | Sessão coordenada 08 | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | http://seer.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/7909/5789 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-2964-3582 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Sessão Coordenada 08.pdf | 335.04 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.