Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/53415
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Possibilidades de avaliação epistemológica dos programas de pós-graduação em enfermagem à luz de Karl Popper
Título(s) alternativo(s): Possibilities of epistemological evaluation of graduateprograms in nursing in the light of Karl Popper
Autor(es): Gilberto de Lima Guimarães
Isabel Yovana Quispe Mendoza
Allana Dos Reis Corrêa
Ed Wilson Vieira
Selme Silqueira de Matos
Tânia Couto Machado Chianca
Resumo: Objetivo: refletir sobre o Método Hipotético-Dedutivo de Karl Popper e sua aplicabilidade para avaliação epistemológica dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem. Método: trata-se de um estudo teórico e reflexivo. A enfermagem como ciência em construção necessita avaliar criticamente os fundamentos epistemológicos que a demarcam. Tal avaliação é abstrusa de ser realizada, pois o que está em questão é a validação do programa sob o ponto de vista epistemológico da produção resultante de dissertações e teses, avaliando-o na perspectiva filosófica que o fundamenta. Indubitavelmente é um projeto colossal e tem o seu valor na ação de desvelar o fenômeno que ali se desenvolve, permitindo ratificar ou retificar o programa. A fim de direcionar sua construção, formula-se a seguinte questão norteadora: como o Método Hipotético-Dedutivo pode contribuir para a avaliação epistemológica dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem? Resultados: o texto aponta que a demarcação científica da enfermagem é encontrada no objeto de estudo do programa. Esse deve ser falsificável, claro, preciso, refletindo aquilo que é específico da enfermagem como carreira e área de saber. Conclusão: admitido ser o papel da enfermagem a prevenção e o tratamento de doenças, bem como a restauração e a promoção da saúde, a partir do oferecimento do cuidado de enfermagem, a atitude falibilista no pesquisador que atua no programa poderá movê-lo a uma melhor compreensão do mundo que o cerca e a proceder à avaliação do efetivo impacto de sua produção científica para o cumprimento do propósito da profissão.
Abstract: Objective: to reflect on the Hypothetical-Deductive Method of Karl Popper and its applicability for the epistemological evaluation of the graduate Program in Nursing. Method: it is a theoretical and reflective study. Nursing as a science under construction needs to critically evaluate the epistemological foundations that demarcate it. Such an evaluation is abstruse to be carried out, since what is at issue is the validation of the program from the epistemological point of view of the production resulting from dissertations and theses, evaluating it in the philosophical perspective that underlies it. Undoubtedly it is a huge project and has its value in the action of unveiling the phenomenon that develops there, allowing to ratify or rectify the program. To direct its construction, the following guiding question is formulated: how can the Hypothetical-Deductive Method contribute to the epistemological evaluation of the Graduate Program in Nursing? Results: the text points out that the scientific demarcation of nursing is found in the study object of the program. This must be falsifiable, clear, precise, reflecting what is specific to nursing as a career and area of knowledge. Conclusion: admitted to be the role of nursing in the prevention and treatment of diseases, as well as the restoration and promotion of health, from the offer of nursing care, the fallibilism attitude in the researcher who works in the program can move it to a better understanding of the world around him and to evaluate the effective impact of their scientific production on the fulfillment of the purpose of the profession.
Assunto: Enfermagem
Educação de pós-graduação em enfermagem
Conhecimento
Teoria de enfermagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM BÁSICA
ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM MATERNO INFANTIL E SAÚDE PÚBLICA
ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/0104-07072018002000017
URI: http://hdl.handle.net/1843/53415
Data do documento: 2018
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/tce/a/jcnbzrhZZBkfppcrZPDNLSf/?lang=pt
metadata.dc.relation.ispartof: Texto & Contexto - Enfermagem
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.