Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/53416
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Práticas de alfabetização e educação das relações étnico-raciais: o projeto de ensino "Áfricas e Eu" |
Autor(es): | Maria Carolina da Silva Caldeira Patrícia Barros Soares Batista Ruana Priscila da Silva Brito |
Resumo: | A educação das relações étnico-raciais é uma obrigatoriedade no Brasil desde a Lei 10.639/2003, que estabelece o ensino da “História e Cultura Afro-Brasileira e Africana” nos currículos das escolas de nosso país. Resultado das lutas históricas do movimento negro, as instituições de ensino têm envidado esforços para incorporá-la em suas práticas de maneira integrada e não fragmentada, visando o combate das desigualdades relativas à raça e etnia ainda tão fortes em nosso país. Nesse contexto, docentes do 1º ciclo de formação humana do Centro Pedagógico da UFMG – colégio de aplicação que oferta do 1º ao 9º ano do ensino fundamental – realizam o projeto “Áfricas e Eu”, que desde 2015 agrega ações relativas à diversidade, visando à inclusão das temáticas das relações étnico-raciais no currículo. Este trabalho tem como objetivo analisar os saberes disponibilizados por meio de uma das ações desse projeto (o Alfabeto Africano), tanto no que se refere à educação das relações étnico-raciais quanto em relação às práticas de letramento, por meio da análise documental de produções realizadas por crianças do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental do Centro Pedagógico. O Alfabeto Africano consiste em um livro produzido pelas crianças com verbetes de A até Z relacionados à cultura africana e afro-brasileira. Com base nos conceitos de educação das relações étnico-raciais, alfabetização e letramentos, este artigo evidencia as contribuições que esta prática tem para a formação antirracista, para o combate da desinformação acerca da África e para as práticas de letramento de crianças do 1º ciclo. |
Assunto: | Ensino fundamental Cultura afro-brasileira Relações raciais |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/53416 |
Data do documento: | 2021 |
metadata.dc.url.externa: | https://eventos.udesc.br/ocs/index.php/V_CBA/ppr/schedConf/presentations |
metadata.dc.relation.ispartof: | Congresso Brasileiro de Alfabetização |
Aparece nas coleções: | Artigo de Evento |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Práticas de alfabetização e educação das relações étnico-raciais_ o projeto de ensino áfricas e eu.pdf | 7.82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.