Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53416
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dc.creatorMaria Carolina da Silva Caldeirapt_BR
dc.creatorPatrícia Barros Soares Batistapt_BR
dc.creatorRuana Priscila da Silva Britopt_BR
dc.date.accessioned2023-05-15T21:37:51Z-
dc.date.available2023-05-15T21:37:51Z-
dc.date.issued2021-
dc.citation.issue5pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage9pt_BR
dc.identifier.issn2763-8588pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/53416-
dc.description.resumoA educação das relações étnico-raciais é uma obrigatoriedade no Brasil desde a Lei 10.639/2003, que estabelece o ensino da “História e Cultura Afro-Brasileira e Africana” nos currículos das escolas de nosso país. Resultado das lutas históricas do movimento negro, as instituições de ensino têm envidado esforços para incorporá-la em suas práticas de maneira integrada e não fragmentada, visando o combate das desigualdades relativas à raça e etnia ainda tão fortes em nosso país. Nesse contexto, docentes do 1º ciclo de formação humana do Centro Pedagógico da UFMG – colégio de aplicação que oferta do 1º ao 9º ano do ensino fundamental – realizam o projeto “Áfricas e Eu”, que desde 2015 agrega ações relativas à diversidade, visando à inclusão das temáticas das relações étnico-raciais no currículo. Este trabalho tem como objetivo analisar os saberes disponibilizados por meio de uma das ações desse projeto (o Alfabeto Africano), tanto no que se refere à educação das relações étnico-raciais quanto em relação às práticas de letramento, por meio da análise documental de produções realizadas por crianças do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental do Centro Pedagógico. O Alfabeto Africano consiste em um livro produzido pelas crianças com verbetes de A até Z relacionados à cultura africana e afro-brasileira. Com base nos conceitos de educação das relações étnico-raciais, alfabetização e letramentos, este artigo evidencia as contribuições que esta prática tem para a formação antirracista, para o combate da desinformação acerca da África e para as práticas de letramento de crianças do 1º ciclo.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso Brasileiro de Alfabetização-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação das relações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectPráticas de letramentopt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subject.otherRelações raciaispt_BR
dc.titlePráticas de alfabetização e educação das relações étnico-raciais: o projeto de ensino "Áfricas e Eu"pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://eventos.udesc.br/ocs/index.php/V_CBA/ppr/schedConf/presentationspt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0668-1989pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0863-5217pt_BR
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