Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/53417
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A arte da enfermagem na visão do discente: um encontro com Scheler
Título(s) alternativo(s): The art of nursing in the vision of the student: a meeting with Scheler
Autor(es): Gilberto de Lima Guimarães
Isabel Yovana Quispe Mendoza
Andreza Werli-Alvarenga
Jaqueline Almeida Guimarães Barbosa
Allana dos Reis Corrêa
Bruna Figueiredo Manzo
Ed Wilson Vieira
Tânia Couto Machado Chianca
Resumen: Objetivo:compreender no discurso do discente o valor útil e discuti-lo à luz de alguns pressupostos de Max Scheler. Método:estudo qualitativo, tipo descritivo-exploratório, com enfoque fenomenológico. Amostra por conveniência, tendo participação de dez discentes matriculados no 5º ano do curso. Dados obtidos por meio de entrevistas individuais e não estruturadas; material organizado e analisado pela técnica da hermenêutica Diltheyniana, permitindo desvelar o sentido das falas. Resultado:o valor útil foi manifesto na práxis assistencial-pedagógica a partir do emprego da arte da Enfermagem. Emergiram no discurso duas categorias para análise: o valor útil e sua expressão pela arte da Enfermagem; o valor útil e seu favorecimento para o despertar da simpatia.Conclusão: foi possível compreender no discurso do discente ovalor útil, para ele ‘estar ao lado do paciente’, ‘querer ajudar’, ‘escutar’, ‘assentar ao lado’ são ações que dão ao cuidado de enfermagem sua correição e devem estar aliados ao uso da técnica. O discente re-hierarquizou sua escala valorativa perante a da profissão e reconheceu a simpatia como fundante para o cuidado de enfermagem
Abstract: Objective: to understand the useful value of the speech of the student andto discuss it based on some assumptions of Max Scheler. Method: this is a qualitative study, descriptive-exploratory type, with a phenomenologicalapproach. The sample was for convenience, with the participationof ten students enrolled in the 5thgrade of the course. Data wereobtained through individual and unstructured interviews; the material was organized and analyzed by the technique of Diltheynian hermeneutics that allowed revealing the meaning of the speeches. Result: the useful value was evident in the pedagogical-assistance praxis from the use of the art of Nursing. Two categories emerged in the discourses for analysis: useful value and its expression by the art of Nursing; the useful value and it'sfavoring for the awakening of sympathy. Conclusion: it was possible to understand the useful value in the discourse of the student, for him to be 'beside the patient', 'to help', 'to listen', 'to sit next to', as actions that give nursing care its correctness and must be associated with the use of the technique. The student re-hierarchized his value scale in front of the profession and recognized the sympathy as founder for nursing care.
Asunto: Enfermagem
Educação em enfermagem
Desejabilidade social
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM BÁSICA
ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM MATERNO INFANTIL E SAÚDE PÚBLICA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v12i2a23545p456-464-2018
URI: http://hdl.handle.net/1843/53417
Fecha del documento: 2018
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/23545
metadata.dc.relation.ispartof: Revista de enfermagem UFPE
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
A arte da enfermagem na visão do discente_ um encontro com Scheler.pdf2.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.