Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/53422
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Oficinas de inglês na educação infantil da rede pública: experiências lúdicas
Título(s) alternativo(s): English workshops in childhood education in the public education: playful experiences
Autor(es): Luiza Santana Chaves
Márcia Marlene de Medeiros
Raika Luana Aleme
Resumen: Este artigo apresenta experiências didático-pedagógicas voltadas para o ensino lúdico da língua inglesa na educação infantil. As oficinas descritas neste trabalho foram desenvolvidas em uma escola da rede pública de Belo Horizonte, com crianças de 4 a 5 anos. Como aporte teórico-metodológico das atividades, utilizaram-se: (a) as teorias cognitivas, que contemplam o raciocínio simbólico e a aquisição de linguagem no processo de ensino- aprendizagem de idiomas; e (b) os estágios do desenvolvimento cognitivo-emocional, teorizados por Jean Piaget e Lev Vygotsky. Para os autores, a aquisição da linguagem é o resultado da prática e da formação de hábitos; tal processo acontece quando as crianças imitam os sons que ouvem, interagem com objetos/imagens e recebem reforços positivos. Logo, é importante que os educandos sejam estimulados a usarem, processualmente, a língua inglesa em seu cotidiano.
Abstract: This article presents didactic-pedagogical experiences aimed at the playful teaching of the English language in early childhood education. The workshops described in this work were developed in a public school in Belo Horizonte, with children from 4 to 5 years old. As a theoretical-methodological contribution to the activities, we used: (a) cognitive theories, which include symbolic reasoning and language acquisition in the language teaching- learning process; and (b) the stages of cognitive-emotional development, theorized by Jean Piaget and Lev Vygotsky. For the authors, language acquisition is the result of practice and habit formation; this process happens when children imitate the sounds they hear, interact with objects/images and receive positive reinforcement. Therefore, it is important that students are encouraged to procedurally use the English language in their daily lives.
Asunto: Língua inglesa
Educação básica
Educação infantil
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.22169/revint.v16i39.2098
URI: http://hdl.handle.net/1843/53422
Fecha del documento: 2021
metadata.dc.url.externa: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/2098
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Intersaberes
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Oficinas de inglês na educação infantil da rede pública.pdf2.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.