Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/53438
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A função pedagógica dos Tribunais de Contas
Autor(es): Bianca Rocha Barbosa
Primeiro Orientador: Luciano de Araújo Ferraz
Primeiro membro da banca : Eurico Bitencourt Neto
Segundo membro da banca: Pedro Henrique Magalhães Azevedo
Resumo: Investiga-se no presente trabalho a possibilidade de se afirmar que a realização do controle pedagógico é uma das funções atribuídas aos Tribunais de Contas brasileiros, ainda que não haja previsão expressa nesse sentido no rol de competências do art. 71 da Constituição Federal. Para isso analisa-se o arcabouço jurídico-constitucional existente no ordenamento jurídico brasileiro e conclui-se que ele não só sustenta a afirmação de que o controle pedagógico é uma das funções possíveis de serem exercidas pelas Cortes de Contas, como incentiva sua realização, por se tratar de mecanismo de controle dialético e consensual que garante o aperfeiçoamento da gestão pública, de forma consentânea com os traços característicos da Administração Pública Contemporânea.
Abstract: The present work investigates the possibility of affirming that the accomplishment of the pedagogical control is one of the functions attributed to the Brazilian Courts of Auditors, although there is no express provision in this sense in the list of competences of art. 71 of the Federal Constitution. Thereby, the existing legal-constitutional framework in the Brazilian legal system is analyzed and it is concluded that it not only supports the statement that pedagogical control is one of the possible functions to be exercised by the Courts of Auditors, but also encourages its realization, because it is a dialectical and consensual control mechanism, which guarantees the improvement of public management in a manner consistent with the characteristic features of Contemporary Public Administration.
Assunto: Direito administrativo - Brasil
Brasil - Tribunal de Contas
Controle externo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: DIREITO - FACULDADE DE DIREITO
Curso: Curso de Especialização em Direito
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/53438
Data do documento: 5-Abr-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Administrativo

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