Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53443
Type: Dissertação
Title: Sequências didáticas sob a perspectiva metacognitiva para a educação em saúde: a influência dos alimentos no corpo humano
Authors: Alexandre Diniz Silva
First Advisor: Janice Henriques da Silva Amaral
First Co-advisor: Rafaella Cardoso Ribeiro
First Referee: Santer Álvares de Matos
Second Referee: Simone Cardoso Lisboa Pereira
Third Referee: Cleida Aparecida de Oliveira
Abstract: A partir do desafio motivador de buscar novas estratégias pedagógicas que promovam o ensino da Biologia por meio de aulas mais atrativas, contextualizadas à realidade dos educandos e capazes de potencializar seu protagonismo, surgiu a proposta de elaborar um conjunto de atividades didáticas investigativas sob a perspectiva metacognitiva que contemple de forma integrada alguns sistemas orgânicos em tema de relevância no âmbito da educação em saúde (ES). Neste estudo, além da construção de abordagens educacionais apoiadas no conceito da metacognição visando à autorregulação da aprendizagem por parte dos estudantes, recorreu-se às contribuições das metodologias ativas com o auxílio das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) para focalizar o protagonismo dos participantes. Objetivou-se avaliar a aplicação de quatro sequências didáticas (SD) sobre o tema “influência dos alimentos no corpo humano”, por meio de uma abordagem integrada dos sistemas digestório e imune. A aplicação das SD ocorreu com estudantes do 1º ano do ensino médio de uma escola da rede pública estadual de Minas Gerais, no contexto do Ensino Remoto Emergencial ocasionado pela pandemia de COVID-19, contendo os seguintes títulos e números de participantes, respectivamente: 1ª) “A alimentação adequada e saudável” (26); 2ª) “As biomoléculas da digestão e o sistema imune” (09); 3ª) “Os fungos e os alimentos” (14); 4ª) “Transtornos alimentares” (10). Trata-se de uma pesquisa qualitativa com enfoque interpretativo e descritivo dos dados coletados, utilizando-se diários de aprendizagem, formulário de autoavaliação por rubrica e questionário semiestruturado. A partir do levantamento dos resultados obtidos, inferiu-se que as estratégias propostas pelo docente pesquisador foram bem aceitas pelos educandos, contribuindo para que refletissem sobre seu próprio processo de aprendizagem, hábitos e atitudes. Quanto à realização das atividades investigativas, 70% dos estudantes reconheceram-se motivados pelos instrumentos metacognitivos (diário de aprendizagem e rubrica); 50% admitiram sua eficácia; e, no que concerne à contribuição das atividades para a aquisição e manutenção de hábitos mais saudáveis, 60% concordaram que elas foram relevantes. Conclui-se, assim, que os discentes foram estimulados a construir o conhecimento atendendo a seus interesses e expectativas.
Abstract: From the motivating challenge of seeking new pedagogical strategies that promote the teaching of Biology through more attractive classes, contextualized to the reality of students and able to enhance their protagonism, the proposal to develop a set of investigative teaching activities under the metacognitive perspective that covers in an integrated way some organic systems in a theme of relevance in health education (HE) emerged. In this study, in addition to the construction of educational approaches supported by the concept of metacognition aimed at self-regulation of learning by students, we used the contributions of active methodologies with the aid of digital information and communication technologies (ICT) to focus on the protagonism of the participants. The objective was to evaluate the application of four didactic sequences (DS) on the theme "influence of food on the human body", through an integrated approach to the digestive and immune systems. The application of the DS occurred with 10th grade high school students from a public high school in the state of Minas Gerais, in the context of the Emergency Remedial Education caused by the COVID-19 pandemic, with the following titles and numbers of participants, respectively: 1st) "Adequate and healthy eating" (26); 2nd) "The biomolecules of digestion and the immune system" (09); 3rd) "Fungi and food" (14); 4th) "Eating disorders" (10). This is a qualitative research with an interpretive and descriptive approach to the data collected, using learning diaries, a self-assessment form by rubric, and a semi-structured questionnaire. From the results obtained, it was inferred that the strategies proposed by the teacher-researcher were well accepted by the students, contributing to their reflection on their own learning process, habits and attitudes. As for the performance of the investigative activities, 70% of the students recognized themselves as motivated by the metacognitive instruments (learning diary and rubric); 50% admitted their efficacy; and, regarding the contribution of the activities for the acquisition and maintenance of healthier habits, 60% agreed that they were relevant. Thus, we conclude that the students were stimulated to construct knowledge by meeting their interests and expectations.
Subject: Ensino - Biologia
Metacognição
Educação em saúde
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/53443
Issue Date: 19-Aug-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCM Alexandre Diniz Silva - Oficial.pdf5.43 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons