Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/53455
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Esporte, inclusão e educação física escolar em debate: a análise do projeto CID-Paralímpico
Título(s) alternativo(s): Sport, inclusion and school physical education in debate: the analysis of the project CID-Paralympic
Autor(es): André Luís Normanton Beltrame
Marilda Teixeira Mendes
Maria Márcia Viana Prazeres
Resumen: O objetivo do estudo foi analisar junto a professores de um projeto de atendimento educacional especializado em esporte adaptado, projeto CID-Paralímpico, suas percepções acerca da contribuição do projeto na Educação Física Escolar inclusiva. A pesquisa, por meio de entrevistas com dez professores do projeto, culminou na seleção de duas categorias para análise. Os resultados indicam dificuldades na participação da pessoa com deficiência quando nas aulas de Educação Física Escolar e o reconhecimento difuso do projeto e da função desempenhada por seus professores, que vão a escola orientar e sugerir possibilidades de aulas. O estudo conclui que projeto não se alinha a Educação Física Escolar inclusiva e aponta que a ida de professores do projeto à escola esteja servindo como argumento para aulas individuais à pessoa com deficiência.
Abstract: The aim of this study was to analyze next to the teachers of a project of educational service specializing in sport adapted, CID-Paralympic project, their perceptions about the contribution of the project in the physical education inclusive classes. The research, by means of interviews with ten teachers project, culminated in the selection of two categories for analysis. The results indicate difficulties in participation of disabled person when in school physical education classes and fuzzy recognition of the project and of the role played by their teachers, who go to school guide and suggest possibilities. The study concludes that project aligns the inclusive school physical education and points out that the departure of teachers to school project is serving as an argument for individual classes to the disabled people.
Asunto: Esportes
Educação inclusiva
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/53455
Fecha del documento: 2017
metadata.dc.url.externa: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/10190/6312
metadata.dc.relation.ispartof: Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico



Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.