Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/53514
Tipo: Artigo de Evento
Título: Acessibilidade curricular para estudantes com deficiência: contextualização e reflexões com base na legislação brasileira (1988-2020)
Título(s) alternativo(s): Curricular accessibility for students with disabilities: contextualization and reflections based on brazilian legislation (1988-2020)
Autor(es): Marcia Marilia Teixeira Alves de Souza Duarte
Adriana Araújo Pereira Borges
Resumo: A Educação Especial se manteve, por um longo período, em espaços segregados, constituídos por classes ou escolas especiais. Após a promulgação da Constituição Federal de 1988, fortaleceram-se as políticas públicas de inclusão escolar. Orientações sobre adaptação, adequação e flexibilização curricular passaram a constar em documentos oficiais. Recentemente, têm-se discutido as modificações curriculares como alternativa para a promoção do acesso ao currículo. Considerando-se esse contexto, foi realizada uma pesquisa documental com o objetivo de discutir as orientações previstas na legislação brasileira do período 1988-2020 acerca da acessibilidade curricular para estudantes com deficiência e suas implicações nas políticas públicas educacionais. Os resultados parciais demonstram que as orientações curriculares apontadas nos documentos oficiais procuram garantir a inclusão escolar. Contudo, os conceitos relacionados à acessibilidade curricular necessitam de definição mais precisa para serem utilizados no contexto escolar. O avanço na indicação das terminologias representa progresso nas políticas curriculares para estudantes com deficiência, principalmente por vislumbrar possibilidades de se trabalhar com um currículo comum para todos os alunos na escolar regular.
Abstract: Special Education remained, for a long time, in segregated spaces, constituted by special classes or schools. After the enactment of the 1988 Federal Constitution, public policies for school inclusion were strengthened. Guidance on adaptation, adequacy and curriculum flexibility started to appear in official documents. Recently, curricular modifications have been discussed as an alternative for promoting access to the curriculum. Considering this context, a documentary research was carried out with the objective of discussing the guidelines provided for in the Brazilian legislation of the period 1988-2020 regarding curricular accessibility for students with disabilities and its implications in educational public policies. The partial results demonstrate that the curricular guidelines indicated in the official documents seek to guarantee school inclusion. However, the concepts related to curricular accessibility need a more precise definition to be used in the school context. The advance in the indication of terminologies represents progress in curriculum policies for students with disabilities, mainly by envisioning possibilities of working with a common curriculum for all students in regular school.
Assunto: Educação especial
Educação especial - Currículos
Educação inclusiva
Inclusão em educação - Brasil
Pessoas com deficiência
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIA
FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/53514
Data do documento: 2021
metadata.dc.url.externa: https://cbee2021.faiufscar.com/anais#/trabalho/5109
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso Brasileiro de Educação Especial
Aparece nas coleções:Artigo de Evento

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.