Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/53526
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Método Jacobson e Truax: avaliação da efetividade clínica de um programa de ensino para cuidado domiciliar pós prostatectomia
Título(s) alternativo(s): Jacobson and truax method: evaluation of the clinical effectiveness of a home care program after prostatectomy
Autor(es): Luciana Regina Ferreira Pereira da Mata
Mariana Ferreira Vaz Gontijo Bernardes
Cissa de Azevedo
Tânia Couto Machado Chianca
Maria da Graça Pereira Alves
Emília Campos de Carvalho
Resumen: Objetivo: exemplificar a aplicabilidade do Método Jacobson e Truax em um estudo de intervenção de enfermagem que analisou a efetividade de um programa de ensino para cuidado domiciliar pósprostatectomia radical. Método: estudo descritivo referente à aplicabilidade do Método Jacobson e Truax na análise de dados de um ensaio clínico. A intervenção consistiu em programa de ensino para alta hospitalar pós-prostatectomia radical por meio de orientação oral, escrita e reforço telefônico. Participaram 34 homens no grupo intervenção e 34 no controle. Calculou-se índice de mudança confiável e significância clínica para a variável conhecimento nos dois grupos. Gráficos de dispersão foram apresentados para demonstrar a efetividade do método. Resultados: no grupo intervenção, para 30 indivíduos, a intervenção apresentou mudança clinicamente relevante em relação ao conhecimento. Já no grupo controle, nenhum dos 34 indivíduos apresentou significância clínica dos resultados relacionada a essa variável, ou seja, a significância estatística identificada pelos testes inferenciais não representou mudanças clinicamente relevantes ao nível da variável conhecimento. Conclusão: a intervenção educativa realizada por meio da combinação de orientação oral, escrita e acompanhamento telefônico mostrou-se clinicamente efetiva no âmbito da melhoria do conhecimento quanto aos cuidados em domicílio.
Abstract: Objective: to exemplify the applicability of the Jacobson and Truax Method in a nursing intervention study that analyzed the effectiveness of a home care teaching program after radical prostatectomy. Method: this is a descriptive study concerning the applicability of the Jacobson and Truax Method in the data analysis of a clinical trial. The intervention consisted of a teaching program for hospital discharge after radical prostatectomy through oral guidance, writing, and telephonic reinforcement. Thirty-four men participated in the intervention group and 34 men participated in the control group. A reliable index of change and clinical significance was calculated for the knowledge variable in both groups. Scatterplots were presented to demonstrate the effectiveness of the method. Results: for 30 individuals in the intervention group, the intervention presented clinically relevant change than in knowledge. In the control group, none of the 34 individuals presented clinical significance of the results related to this variable, that is, the statistical significance identified by the inferential tests did not have clinically relevant changes in the knowledge variable. Conclusion: the educational intervention carried out through the combination of oral, written and telephone counseling was shown to be clinically effective in improving knowledge about home care.
Asunto: Enfermagem
Prostatectomia
Educação em saúde
Ensaio clínico
Pesquisa em enfermagem clínica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM BÁSICA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/1518-8345.2249.3003
URI: http://hdl.handle.net/1843/53526
Fecha del documento: 2018
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/rlae/a/fTSQ5h6zf45hjnNBygRQLxm/?lang=pt
metadata.dc.relation.ispartof: Revista latino-americana de enfermagem
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico



Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.