Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53536
Type: Artigo de Periódico
Title: Participação na avaliação de políticas públicas: a pesquisa construtivista e a quarta geração de avaliação
Other Titles: Participation in the evaluation of public policies: the constructivist research and the fourth generation of evaluation
Participación en la evaluación de políticas públicas: la investigación constructivista y la cuarta generación de evaluaciones
Authors: Felipe Fróes Couto
Alexandre de Pádua Carrieri
Ivan Beck Ckagnazaroff
Abstract: Em um contexto onde se fazem necessários novos impulsos por estudos de avaliação de políticas públicas, o objetivo do presente ensaio é delinear, tanto conceitualmente quanto metodologicamente, a quarta geração de avaliação de Guba e Lincoln (1989). A avaliação de quarta geração é uma metodologia que visa o diálogo e a participação dos atores envolvidos sobre uma determinada política. A metodologia traz implicações epistemológicas e metodológicas que permitem avaliações de políticas públicas a partir das construções daqueles que são direta ou indiretamente afetados pelas ações públicas. Trata-se de um método que permite voz ativa e privilegia a participação do cidadão na avaliação das políticas sociais. Nosso argumento, ao longo do artigo, é que adotar os princípios construtivistas e a quarta geração de avaliação em políticas públicas permite ao gestor público lançar novos olhares a partir do campo, constituindo uma forma consistente de estudar os fenômenos sociais com riqueza de informações e participação social.
Abstract: In a context where new impulses are needed for public policy evaluation studies, the objective of this essay is to conceptually, as well as methodologically, delineate Guba and Lincoln’s fourth generation of evaluation (1989). The fourth generation evaluation is a methodology that aims at the dialogue and participation of the actors involved in a given policy. The methodology has epistemological and methodological implications that allow evaluations of public policies from the constructions of those who are directly or indirectly affected by public actions. It is a method that allows active voice and privileges citizen participation in the evaluation of social policies. Our argument throughout the paper is that adopting constructivist principles and the fourth generation of public policy evaluation allows the public manager to cast new perspectives from the field, constituting a consistent way of studying social phenomena with a wealth of information and social participation.
Subject: Construtivismo (Filosofia)
Pesquisa qualitativa
Políticas públicas
Avaliação de políticas públicas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.21714/2178-8030gep.v20.5141
URI: http://hdl.handle.net/1843/53536
Issue Date: 2019
metadata.dc.url.externa: https://revistas.unifacs.br/index.php/rgb/article/view/5141
metadata.dc.relation.ispartof: Gestão & Planejamento
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.