Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/53548
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Intervenções que podem melhorar as habilidades motoras fundamentais em crianças e adolescentes com diagnóstico do transtorno do espectro autista: revisão de literatura |
Autor(es): | Lorena de Assis Muniz Carvalho |
primer Tutor: | Hércules Ribeiro Leite |
Segundo Tutor: | Amanda Cristina Fernandes |
Resumen: | O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é caracterizado como um transtorno do neurodesenvolvimento, com critérios diagnósticos relativos a déficits permanentes na comunicação social e no trato social em ambientes diversificados, possuindo padrões repetitivos e/ou restritos na área comportamental, de interesse e de atividades. O objetivo da pesquisa é evidenciar quais intervenções motoras podem melhorar as habilidades motoras fundamentais em crianças e adolescentes, entre 6 e 18 anos, com TEA. Realizou-se uma pesquisa por meio de artigos científicos, de cunho randomizado (RTC), disponíveis em bibliotecas virtuais em saúde e bases de dados científicos: LILACS, SciELO, PubMed e Scopus. A escala PEDro foi utilizada para avaliação da qualidade metodológica. Dez estudos foram identificados apresentando diferentes ferramentas de intervenção nas habilidades motoras fundamentais. Concluiu-se que as intervenções podem melhorar as habilidades motoras fundamentais em crianças e adolescentes com TEA, porém há necessidade de aprofundamento das pesquisas e realização de novos estudos. |
Abstract: | The Autism Spectrum Disorder (ASD) is defined as a neurodevelopmental disorder, with diagnostic criteria related to permanent deficit in social communication and in social treatment when in diversified environment, with repetitive and/or restricted patterns in areas of behavior, interests, and activities. The purpose of the following research is to evidence which motor interventions can improve fundamental motor abilities in children and adolescents, with ages between 6 and 18 years old, diagnosed with ASD. The research was conducted through randomized scientific articles (RTC), available in virtual health libraries and scientific databases: LILACS, SciELO, PubMed and Scopus. The PEDro scale was utilized for methodological quality evaluation. Ten studies were identified presenting different intervention tools in fundamental motor skills. It was concluded that those interventions can improve fundamental motor abilities in children and adolescents with ASD, but it was shown to be necessary to deepen the research and to promote new studies. |
Asunto: | Autismo Autismo em crianças Adolescentes Aprendizagem motora Capacidade motora |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL |
Curso: | Curso de Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/53548 |
Fecha del documento: | 3-dic-2022 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Lorena de Assis Muniz Carvalho.pdf | 763.29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.