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dc.contributor.advisor1Hércules Ribeiro Leitept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8677588544640194pt_BR
dc.contributor.advisor2Amanda Cristina Fernandespt_BR
dc.creatorLorena de Assis Muniz Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2023-05-17T22:15:25Z-
dc.date.available2023-05-17T22:15:25Z-
dc.date.issued2022-12-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/53548-
dc.description.abstractThe Autism Spectrum Disorder (ASD) is defined as a neurodevelopmental disorder, with diagnostic criteria related to permanent deficit in social communication and in social treatment when in diversified environment, with repetitive and/or restricted patterns in areas of behavior, interests, and activities. The purpose of the following research is to evidence which motor interventions can improve fundamental motor abilities in children and adolescents, with ages between 6 and 18 years old, diagnosed with ASD. The research was conducted through randomized scientific articles (RTC), available in virtual health libraries and scientific databases: LILACS, SciELO, PubMed and Scopus. The PEDro scale was utilized for methodological quality evaluation. Ten studies were identified presenting different intervention tools in fundamental motor skills. It was concluded that those interventions can improve fundamental motor abilities in children and adolescents with ASD, but it was shown to be necessary to deepen the research and to promote new studies.pt_BR
dc.description.resumoO Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é caracterizado como um transtorno do neurodesenvolvimento, com critérios diagnósticos relativos a déficits permanentes na comunicação social e no trato social em ambientes diversificados, possuindo padrões repetitivos e/ou restritos na área comportamental, de interesse e de atividades. O objetivo da pesquisa é evidenciar quais intervenções motoras podem melhorar as habilidades motoras fundamentais em crianças e adolescentes, entre 6 e 18 anos, com TEA. Realizou-se uma pesquisa por meio de artigos científicos, de cunho randomizado (RTC), disponíveis em bibliotecas virtuais em saúde e bases de dados científicos: LILACS, SciELO, PubMed e Scopus. A escala PEDro foi utilizada para avaliação da qualidade metodológica. Dez estudos foram identificados apresentando diferentes ferramentas de intervenção nas habilidades motoras fundamentais. Concluiu-se que as intervenções podem melhorar as habilidades motoras fundamentais em crianças e adolescentes com TEA, porém há necessidade de aprofundamento das pesquisas e realização de novos estudos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectHabilidades fundamentaispt_BR
dc.subjectHabilidades motoras grossaspt_BR
dc.subject.otherAutismopt_BR
dc.subject.otherAutismo em criançaspt_BR
dc.subject.otherAdolescentespt_BR
dc.subject.otherAprendizagem motorapt_BR
dc.subject.otherCapacidade motorapt_BR
dc.titleIntervenções que podem melhorar as habilidades motoras fundamentais em crianças e adolescentes com diagnóstico do transtorno do espectro autista: revisão de literaturapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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