Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/53558
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A interdisciplinaridade na prática acadêmica universitária: conquistas e desafios a partir de um projeto de pesquisa-ação
Título(s) alternativo(s): Interdisciplinarity in university academic practice: achievements and challenges from a research-action project
Autor(es): Renata Evangelista de Oliveira
Rodolfo Antônio de Figueiredo
Fausto Makishi
Adriana Cavalieri Sais
Alexandre de Azevedo Olival
Liliane Cristine Schlemer Alcântara
Jozivaldo Prudêncio Gomes de Morais
João Paulo Candia Veiga
Resumen: O objetivo deste artigo é apresentar as reflexões de um grupo de docentes e pesquisadores, com diferentes formações, perfis e áreas de atuação, sobre o processo de construção de uma nova agenda de pesquisa e extensão interdisciplinares, com vistas à transdisciplinaridade. Para tanto, descreve um processo de concepção e elaboração de projetos, baseado no conceito de pesquisa-ação e tendo a interdisciplinaridade como meta, na caracterização de sistemas socioecológicos complexos. Os projetos realizados enfocaram a resiliência da agricultura familiar, na região de fronteira agrícola intitulado Portal da Amazônia (MT). Discute-se, a partir desse processo, a possibilidade de construção dialógica de projetos, narrando seus principais desafios na busca pela real indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Conclui-se que as escolhas relativas aos fundamentos teóricos e metodológicos que embasaram os projetos foram essenciais para a construção do fazer acadêmico interdisciplinar, e que o processo de pesquisa-ação, conforme construído e aqui descrito, possibilitou a relação dialética entre a transdisciplinaridade e as três dimensões do conhecimento acadêmico, pauta constante nas discussões atuais sobre a avaliação do Ensino Superior no Brasil.
Abstract: The purpose of this article is to present the reflections of a group of professors and researchers, with different backgrounds, profiles and areas of expertise, on the process of building a new interdisciplinary research and extension agenda, with a view to transdisciplinarity. For that, it describes a process of conception and elaboration of projects, based on the concept of action research and having interdisciplinarity as a goal, in the characterization of complex socio-ecological systems. The projects carried out focused on the resilience of family farming, in the agricultural frontier in the region called ‘Portal da Amazônia’ (MT). From this process, the possibility of dialogical construction of projects is discussed, narrating its main challenges in the search for the real inseparability between teaching, research and extension. The conclusion points out that the choices related to the theoretical and methodological foundations that supported the projects were essential for the construction of interdisciplinary academic practice. The action research process, as constructed and described here, enabled the dialectical relationship between transdisciplinarity and the three dimensions of academic knowledge, constant in current discussions on the evaluation of Higher Education in Brazil.
Asunto: Ensino superior
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Extensão universitária
Agricultura familiar
Resiliência (Ecologia)
Pesquisa-ação em educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772021000200003
URI: http://hdl.handle.net/1843/53558
Fecha del documento: 2021
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/aval/a/CMtpbr3FfTgj7cLjJkCFwcM/?lang=pt
metadata.dc.relation.ispartof: Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico



Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.