Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53558
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRenata Evangelista de Oliveirapt_BR
dc.creatorRodolfo Antônio de Figueiredopt_BR
dc.creatorFausto Makishipt_BR
dc.creatorAdriana Cavalieri Saispt_BR
dc.creatorAlexandre de Azevedo Olivalpt_BR
dc.creatorLiliane Cristine Schlemer Alcântarapt_BR
dc.creatorJozivaldo Prudêncio Gomes de Moraispt_BR
dc.creatorJoão Paulo Candia Veigapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-18T12:05:53Z-
dc.date.available2023-05-18T12:05:53Z-
dc.date.issued2021-
dc.citation.volume26pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage377pt_BR
dc.citation.epage400pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/S1414-40772021000200003pt_BR
dc.identifier.issn1982-5765pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/53558-
dc.description.abstractThe purpose of this article is to present the reflections of a group of professors and researchers, with different backgrounds, profiles and areas of expertise, on the process of building a new interdisciplinary research and extension agenda, with a view to transdisciplinarity. For that, it describes a process of conception and elaboration of projects, based on the concept of action research and having interdisciplinarity as a goal, in the characterization of complex socio-ecological systems. The projects carried out focused on the resilience of family farming, in the agricultural frontier in the region called ‘Portal da Amazônia’ (MT). From this process, the possibility of dialogical construction of projects is discussed, narrating its main challenges in the search for the real inseparability between teaching, research and extension. The conclusion points out that the choices related to the theoretical and methodological foundations that supported the projects were essential for the construction of interdisciplinary academic practice. The action research process, as constructed and described here, enabled the dialectical relationship between transdisciplinarity and the three dimensions of academic knowledge, constant in current discussions on the evaluation of Higher Education in Brazil.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste artigo é apresentar as reflexões de um grupo de docentes e pesquisadores, com diferentes formações, perfis e áreas de atuação, sobre o processo de construção de uma nova agenda de pesquisa e extensão interdisciplinares, com vistas à transdisciplinaridade. Para tanto, descreve um processo de concepção e elaboração de projetos, baseado no conceito de pesquisa-ação e tendo a interdisciplinaridade como meta, na caracterização de sistemas socioecológicos complexos. Os projetos realizados enfocaram a resiliência da agricultura familiar, na região de fronteira agrícola intitulado Portal da Amazônia (MT). Discute-se, a partir desse processo, a possibilidade de construção dialógica de projetos, narrando seus principais desafios na busca pela real indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Conclui-se que as escolhas relativas aos fundamentos teóricos e metodológicos que embasaram os projetos foram essenciais para a construção do fazer acadêmico interdisciplinar, e que o processo de pesquisa-ação, conforme construído e aqui descrito, possibilitou a relação dialética entre a transdisciplinaridade e as três dimensões do conhecimento acadêmico, pauta constante nas discussões atuais sobre a avaliação do Ensino Superior no Brasil.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulopt_BR
dc.description.sponsorshipOutra Agênciapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofAvaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.otherEnsino superiorpt_BR
dc.subject.otherAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subject.otherExtensão universitáriapt_BR
dc.subject.otherAgricultura familiarpt_BR
dc.subject.otherResiliência (Ecologia)pt_BR
dc.subject.otherPesquisa-ação em educaçãopt_BR
dc.titleA interdisciplinaridade na prática acadêmica universitária: conquistas e desafios a partir de um projeto de pesquisa-açãopt_BR
dc.title.alternativeInterdisciplinarity in university academic practice: achievements and challenges from a research-action projectpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.scielo.br/j/aval/a/CMtpbr3FfTgj7cLjJkCFwcM/?lang=ptpt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.