Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53601
Type: Artigo de Periódico
Title: Habilidades adaptativas sociais e conceituais de indivíduos com deficiência intelectual
Other Titles: Social and conceptual adaptive skills of individuals with intellectual disability
Authors: Elaine Custódio Rodrigues Gusmão
Genival Silva Matos
João Carlos Alchieri
Tânia Couto Machado Chianca
Abstract: Objetivo: Analisar as habilidades sociais e conceituais de pessoas com deficiência intelectual. Método: Pesquisa descritiva com 100 cuidadores, nove professores e 100 pessoas com deficiência intelectual de uma Instituição Filantrópica de Campina Grande, Paraíba, Brasil. A idade dos indivíduos que participaram do estudo variou entre 9 e 83 anos. Foram administrados 300 questionários. Os dados foram processados pela Análise Fatorial de Correspondência no programa Tri-Deux-Mots . Resultados: Considerando o plano fatorial de correspondência, destaca-se que as habilidades sociais dos alunos na faixa etária entre 21 e 40 anos foram relacionadas a jogar jogos educativos, jogar bola com amigos e namoro. No tocante às habilidades conceituais, os alunos revelaram ter autonomia em relação às atividades escolares, contudo, os cuidadores enfatizaram que eles não possuem autonomia em relação a essas habilidades. Ao perceber as realidades de alunos de turmas diferentes, os professores apresentaram opiniões opostas no tange às questões de dependência e independência. Conclusão: Os profissionais da educação e da saúde e os cuidadores podem colaborar de forma mais efetiva para o desenvolvimento da autonomia das pessoas com deficiência intelectual, promovendo um ambiente mais interativo e que proporcione o desenvolvimento de habilidades e o estabelecimento de relações interpessoais sem discriminação, descrédito e preconceito.
Abstract: Objective: To analyze the social and conceptual skills of people with Intellectual Disability. Method: A descriptive study conducted with 100 caregivers, 9 teachers and 100 people with Intellectual Disability from a Philanthropic Institution in Campina Grande, Paraíba, Brazil. The participants ages in the study ranged from 9 to 83 years. Three-hundred (300) questionnaires were administered. The data were processed by Factorial Matching Analysis in the Tri-Deux-Mots program. Results: Considering the factorial correspondence plan, it should be noted that the social skills of students in the age group between 21 and 40 years were related to playing educational games, playing ball with friends and dating. Regarding conceptual skills, students revealed autonomy in relation to school activities, however the caregivers emphasized that they lack autonomy in relation to these skills. In perceiving the realities of students from different classes, teachers presented opposing opinions on dependency and independence issues. Conclusion: Education and health professionals and caregivers can collaborate more effectively in developing the autonomy of people with Intellectual Disability by promoting a more interactive environment which provides skills development and interpersonal relationships without discrimination, disrespect or prejudice.
Subject: Deficiência intelectual
Habilidades sociais
Adaptação psicológica
Autonomia pessoal
Cuidados de enfermagem
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM BÁSICA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.1590/S1980-220X2018014903481
URI: http://hdl.handle.net/1843/53601
Issue Date: 2019
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/nbpJj4XmhNMFJtYs8gjdPCx/?lang=pt
metadata.dc.relation.ispartof: Revista da escola de enfermagem da USP
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Habilidades adaptativas sociais e conceituais de indivíduos com deficiência intelectual.pdf310.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.