Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/53643
Tipo: | Dissertação |
Título: | Bebidas alcoólicas e seus riscos. Uma abordagem investigativa para o ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | Alcoholic beverages and their risks. An investigative approach to high school |
Autor(es): | Breno Carvalho Brito |
Primeiro Orientador: | Marcelo Vidigal Caliari |
Primeiro membro da banca : | Marcelo Vidigal Caliari |
Segundo membro da banca: | Frederico Ferreira Gil |
Terceiro membro da banca: | Rafael Pinto Vieira |
Resumo: | A ingestão de bebidas alcoólicas por jovens e suas implicações na saúde mental e física tem sido objeto de estudo e preocupação por parte de pais, professores, governos e comunidade científica. Neste sentido, através de discussões e experimentos propostos pelos próprios educandos, este trabalho teve como objetivo uma vivência prática de como observar os efeitos do etanol em moléculas orgânicas, células, tecidos e órgãos, fazendo uma correlação com a saúde e os impactos na vida do indivíduo. Esta sequência didática foi composta de um momento inicial onde o tema foi abordado e contextualizado, na sequência os alunos elaboram hipóteses, propuseram e executaram experimentos, apresentaram e discutiram os resultados e, elaboraram material informativo, para esclarecimento sobre problemas relacionados a ingestão de bebidas alcoólicas. O projeto foi aplicado aos alunos de duas turmas do segundo ano do ensino médio, com faixa etária entre 15 e 18 anos, de uma escola estadual localizada no município de Belo Horizonte MG, onde o pesquisador está lotado. Três produtos foram gerados: uma Sequência Didática, uma cartilha destinada aos professores que desejam criar vídeos educativos e cinco vídeos curtos, com os principais conceitos abordados. |
Abstract: | The consumption of alcoholic beverages by young people and its implications for mental and physical health has been the object of study and concern by parents, teachers, governments and the scientific community. In this sense, through discussions and experiments proposed by the students themselves, this work aimed at a practical experience of how to observe the effects of ethanol on organic molecules, cells, tissues and organs, making a correlation with the health and the impacts on the life of the individuals. This didactic sequence was composed of an initial moment where the theme was approached and con-textualized, then the students elaborate hypotheses, proposed and performed experiments, presented and discussed the results and elaborated informative material, to clarify problems related to the ingestion of alcoholic beverages. The project was applied to students from two classes of the second year of high school, aged between 15 and 18 years, from a state school located in the city of Belo Horizonte, MG, where the researcher is based. Three products were generated: a Didactic Sequence, a booklet intended for teachers who want to create educational videos and five short videos, with the main concepts covered. |
Assunto: | Ensino - Biologia Adolescente Alfabetização Bebida alcoólica Estudo experimental Pesquisa científica Doença |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/53643 |
Data do documento: | 30-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Bebidas alcoólicas e seus riscos. Uma abordagem investigativa para o ensino médio.pdf | 9.92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.