Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/53670
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Ação multiplicadora: uma proposta de inclusão social e acessibilidade no contexto de uma universidade pública brasileira |
Título(s) alternativo(s): | Multiplying action: a proposal for social inclusion and accessibility in the context of a brazilian public university |
Autor(es): | Fernanda Costa Silva Isadora Oliveira Gondin Sônia Maria Soares |
Resumo: | Este relato de experiência tem como objetivo descrever as ações e metodologias adotadas pelo projeto de extensão universitária “Ação multiplicadora: uma proposta de inclusão social e acessibilidade”, anos 2018 e 2019. As principais metodologias adotadas para o desenvolvimento das ações do projeto foram: pesquisa bibliográfica, entrevistas, preparação de materiais didáticos, seminários, exposições, observação e análise fílmica. O projeto contribuiu para ampliar as discussões acerca da inclusão social e acessibilidade das pessoas com deficiência e conscientizar atores sobre a necessidade de propiciar ambientes inclusivos, de socialização e acessíveis. Concluiu-se que o fortalecimento de projetos dessa natureza promove a reflexão da comunidade universitária e auxilia o processo de inclusão social e acessibilidade das pessoas com deficiência nas Instituições Federais de Ensino Superior. |
Abstract: | This experience report aims to describe the actions and methodologies adopted by the university extension project “Multiplying action: a proposal for social inclusion and accessibility”, years 2018 and 2019. The main methodologies adopted for the development of the project's actions were: bibliographic research, interviews, preparation of teaching materials, seminars, exhibitions, observation and film analysis. The project contributed to broaden discussions about the social inclusion and accessibility of people with disabilities and to raise awareness among actors about the need to provide inclusive, socializing and accessible environments. It was concluded that the strengthening of projects of this nature promotes the reflection of the university community and helps the process of social inclusion and accessibility of people with disabilities in Federal Institutions of Higher Education. |
Assunto: | Integração social Acessibilidade cultural Extensão universitária Pessoas com deficiência |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM BÁSICA ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.14393/REE-v20n12021-57396 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/53670 |
Data do documento: | 30-Jun-2021 |
metadata.dc.url.externa: | https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/57396 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Em Extensão |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ação multiplicadora uma proposta de inclusão social e acessibilidade no contexto de uma universidade pública brasileira.pdf | 161.7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.