Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/53673
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Efetividade de um programa de ensino para cuidado domiciliar de pacientes prostatectomizados: ensaio clínico controlado randomizado
Título(s) alternativo(s): Effectiveness of a home care teaching program for prostatectomized patients: a randomized controlled clinical trial
Autor(es): Luciana Regina Ferreira da Mata
Cissa Azevedo
Mariana Ferreira Vaz Gontijo Bernardes
Tânia Couto Machado Chianca
Maria da Graça Pereira
Emilia Campos de Carvalho
Resumen: Objetivo: Avaliar a efetividade de um programa de ensino para alta hospitalar de pacientes submetidos à prostatectomia radical, pautado no construto da autoeficácia da Teoria Social Cognitiva. Método: Ensaio clínico controlado, realizado em seguimento de 2 meses, com 68 homens prostatectomizados, randomizados em grupo-intervenção (n=34) e controle (n=34). O grupo-intervenção recebeu orientações de rotina do serviço mais o programa de ensino. O grupo-controle recebeu apenas orientações de rotina do serviço. Os instrumentos de coleta de dados foram: questionário sociodemográfico e clínico, escala de autoeficácia, escala de ansiedade e depressão hospitalar, questionário de conhecimento sobre cuidados domiciliares e um item sobre satisfação com pontuação de 1 a 5. Resultados: Houve diferença significativa entre e intragrupos para satisfação (p<0,001) e conhecimento (p<0,001) do pré-teste para o pós-teste. No grupo-intervenção, houve mudanças significativas entre os tempos para ansiedade (p=0,011) e conhecimento (p<0,001). Conclusão: O programa de ensino com combinação de orientação oral, escrita e acompanhamento telefônico mostrou-se efetivo na melhoria do conhecimento quanto aos cuidados em domicílio e satisfação dos indivíduos. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos: RBR-5n95rm.
Abstract: Objective: To evaluate the effectiveness of a teaching program for hospital discharge of patients submitted to radical prostatectomy based on the self-efficacy construct of the Cognitive Social Theory. Method: A controlled clinical trial carried out on a 2-month follow-up of 68 prostatectomized men randomized into intervention group (n = 34) and control (n = 34). The intervention group received routine guidance from the service plus the teaching program. The control group only received routine guidance from the service. The data collection instruments were: sociodemographic and clinical questionnaire, self-efficacy scale, hospital depression and anxiety scale, household care knowledge questionnaire, and an item on satisfaction with a score of 1 to 5. Results: There was a significant difference between the intragroups for satisfaction (p<0.001) and knowledge (p<0.001) of the pre-test to the post-test. In the intervention group, there were significant changes between the times for anxiety (p=0.011) and knowledge (p<0.001). Conclusion: The teaching program with a combination of oral guidance, written instruction and telephone follow-up was effective in improving knowledge about home care and personal satisfaction. Brazilian Registry of Clinical Trials: RBR-5n95rm.
Asunto: Enfermagem oncológica
Neoplasias da próstata
Prostatectomia
Educação em saúde
Alta do paciente
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM BÁSICA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/S1980-220X2018012503421
URI: http://hdl.handle.net/1843/53673
Fecha del documento: 2019
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/8qQVTVN9xBH9QPyDmJKXm5p/?lang=pt
metadata.dc.relation.ispartof: Revista da escola de enfermagem da USP
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico



Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.