Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/53703
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Sobre as funções da anomalia no desenvolvimento científico em "A estrutura das revoluções científicas de Thomas Kuhn"
Autor(es): Tiago Barbosa S. Thiago
Primeiro Orientador: André Joffily Abath
Resumo: A ciência, tal como a conhecemos em seu formidável nível de elaboração, faz parte de um longo processo constituído por evoluções e revoluções. Thomas Kuhn, físico e eminente filósofo da ciência do século XX, em busca da compreensão desse desenvolvimento científico, se tornou uma referência, principalmente depois da obra A estrutura das revoluções científicas. Nesta obra o conceito de paradigma é sugerido como um dos termos centrais para o entendimento estrutural da ciência. Entretanto, apesar da estrutura científica se conformar como um padrão para uma série de avanços, nunca há satisfação completa ou inabalável em relação ao conhecimento científico, e os paradigmas e as teorias sempre são alvo de questionamento quando alguma observação imprevista – a anomalia - se une com uma insatisfação por parte da comunidade científica. O presente trabalho trata sobre as funções que as anomalias mantêm com cada fase da ciência, seja em sua época estável ou de mudanças, e as suas relações com as descobertas científicas.
Assunto: Ciência - Filosofia
Kuhn, Thomas S., 1922-1996. Estrutura das revoluções científicas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAFICH - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS
Curso: Curso de Especialização em Temas Filosóficos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/53703
Data do documento: 17-Dez-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Temas Filosóficos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_pos_kuhn_final.pdf315.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.