Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/53743
Tipo: Dissertação
Título: Investigando relações ecológicas sob a perspectiva de valorização dos parques urbanos
Título(s) alternativo(s): Investigating ecological relationships from the perspective of valuing urban parks
Autor(es): Dayane Stefany da Rocha Silva
Primeiro Orientador: Paulina Maria Maia Barbosa
Primeiro membro da banca : Daniel Marchetti Maroneze
Segundo membro da banca: Eneida Maria Eskinazi Sant'Anna
Terceiro membro da banca: Denise Maria Trombert de Oliveira
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo desenvolver uma sequência didática com abordagem investigativa sobre interações ecológicas, utilizando o Parque Municipal Gentil Diniz, Contagem (MG) como espaço não formal de educação, resgatando assim a importância de ambientes como este para a conservação da biodiversidade e bem estar humano. Como produtos finais desenvolvidos e disponibilizados para o uso de terceiros foram produzidos: a) uma sequência didática, b) um guia de imagens com registros feitos no parque, que destacam as interações ecológicas observadas no local e c) uma cartilha digital com as interações registradas. Com o intuito de verificar o uso do espaço pelos moradores locais e a avaliação deles sobre o que o espaço oferece, foi aplicado um questionário com 23 moradores do entorno ao parque. Para esses moradores, morar próximo a um parque urbano tem como benefícios a melhoria da qualidade de vida, do ar e da saúde física e mental dos frequentadores. Considerando uma área total de 24.000 m² e nove horas de trabalho foram observadas e registradas 34 interações ecológicas tais como: mutualismo, inquilinismo, sociedade, polinização, herbivoria entre outras. O parque é um ambiente propício à realização de atividades de cunho investigativo, devido à sua riqueza ambiental, histórica e cultural.
Abstract: The present work aimed to develop a didactic sequence with an investigative approach on ecological interactions, using the Gentil Diniz Municipal Park, Contagem (MG) as an non-formal education space, thus rescuing the importance of environments like this for the conservation of biodiversity and well-being. human. As final products developed and made available for the use of third parties, were produced: a) a didactic sequence, b) an image guide with records made in the park, which highlight the ecological interactions observed in the place and c) a digital booklet with the recorded interactions. In order to verify the use of the space by the local residents and their evaluation of what the space offers, a questionnaire was applied to 23 residents of the surroundings of the park. For these residents, living near an urban park has the benefits of improving the quality of life, air, and the physical and mental health of visitors. Considering a total area of 24,000 m² and nine hours of work, 34 ecological interactions were observed and recorded, such as: mutualism, inquilinism, society, pollination, herbivory and zoochory. The park is an environment conducive to carrying out investigative activities, due to its environmental, historical and cultural wealth.
Assunto: Ensino - Biologia
Ecologia
Parque
Plano de aula
Pesquisa científica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/53743
Data do documento: 19-Ago-2022
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

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