Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/53783
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A crise econômica de 2015 nas narrativas contábeis das empresas brasileiras: uma investigação do gerenciamento de impressões nos relatórios da administração
Autor(es): Danielle Penido Teixeira
Marlon Mendes Silva
Samuel de Oliveira Durso
Jacqueline Veneroso Alves da Cunha
Resumo: O objetivo do presente artigo foi identificar se a recessão econômica vivenciada em 2015 foi utilizada nos Relatórios da Administração das companhias brasileiras como justificativa para o desempenho obtido no ano. A plataforma teórica que norteou o estudo baseia-se, principalmente, na teoria do gerenciamento impressões. Nesse contexto, para atingir o objetivo proposto, foram analisados os Relatórios da Administração das empresas que compõem o índice IBRX 50 da BM&FBOVESPA, ou seja, das 50 companhias com maiornegociação no mercado de capitais brasileiro. A técnica utilizada foi a análise de conteúdo aplicada à comunicação existente no Relatório da Administração das empresas da amostra. Para isso utilizou-se o software Atlas TI. Assim, a partir das informações apresentadas nos Relatórios da Administração dessas instituições para os anos de 2014 e 2015 foi possível classificar as justificativas para o desempenho obtido em: i) fatores externos à entidade e ii) fatores internos à entidade. Como principais resultados do estudo, foi possível identificar que a atribuição a fatores internos esteve presente no discurso de 19 entidades em 2014 e em 16 entidades em 2015. Já os fatores externos foram atribuídos como causas exclusivas dos desempenhos das entidades apenas no exercício social de 2015 e em 8 dos casos analisados. Pôde-se observar, ainda, que das empresas que obtiveram um resultado maior em 2015 quando comparado a 2014, 82,3% atribuíram esse desempenho a fatores internos, enquanto que das empresas que obtiveram um resultado inferior em 2015, quando comparado a 2014, 40% atribuíram esse desempenho a fatores externos.
Abstract: The aim of this article was to identify if the economic recession experienced in 2015 was used in Management Report of Brazilian companies as a justification to the performance obtained in this year. This study utilized, mainly, the impression management theory. To achieve the proposed objective, the study analyzed the Management Report of companies that compose the IBRX 50 of BM&FBOVESPA, that is the 50 companies most negotiated in Brazilian capital market. This paper used the content analysis to investigate the communication in the Management Report of companies of this sample. The software Atlas TI was used to this purpose. In this sense, from the information shown on Management Report of this companies for the year 2014 and 2015 this paper classified the justification of corporate performance obtained in these years in: i) external factors of entity and ii) internal factors of entity. As a results this study identify that 19 companies in 2014 and 16 entities in 2015 attributed the performance obtained to internal factors. In the other hand, only for the year of 2015 was perceived justification related to external factor and for 8 companies. The paper show still that for the context of companies that had better result in 2015, when compared with 2014, 82,3% attributed this bigger performance to internal factors. Additionally, for the context of companies that had worst performance in 2015, when compared with 2014, 40% attributed this smaller performance to external factors.
Assunto: Crise econômica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.5935/2177-4153.20170012
URI: http://hdl.handle.net/1843/53783
Data do documento: 2016
metadata.dc.url.externa: https://revistas.unicentro.br/index.php/capitalcientifico/article/view/4587
metadata.dc.relation.ispartof: Capital Científico
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