Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53783
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDanielle Penido Teixeirapt_BR
dc.creatorMarlon Mendes Silvapt_BR
dc.creatorSamuel de Oliveira Dursopt_BR
dc.creatorJacqueline Veneroso Alves da Cunhapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-22T21:09:44Z-
dc.date.available2023-05-22T21:09:44Z-
dc.date.issued2016-
dc.citation.issueXix Semead - Seminários em Administraçãopt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage16pt_BR
dc.identifier.doi10.5935/2177-4153.20170012pt_BR
dc.identifier.issn2177-4153pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/53783-
dc.description.abstractThe aim of this article was to identify if the economic recession experienced in 2015 was used in Management Report of Brazilian companies as a justification to the performance obtained in this year. This study utilized, mainly, the impression management theory. To achieve the proposed objective, the study analyzed the Management Report of companies that compose the IBRX 50 of BM&FBOVESPA, that is the 50 companies most negotiated in Brazilian capital market. This paper used the content analysis to investigate the communication in the Management Report of companies of this sample. The software Atlas TI was used to this purpose. In this sense, from the information shown on Management Report of this companies for the year 2014 and 2015 this paper classified the justification of corporate performance obtained in these years in: i) external factors of entity and ii) internal factors of entity. As a results this study identify that 19 companies in 2014 and 16 entities in 2015 attributed the performance obtained to internal factors. In the other hand, only for the year of 2015 was perceived justification related to external factor and for 8 companies. The paper show still that for the context of companies that had better result in 2015, when compared with 2014, 82,3% attributed this bigger performance to internal factors. Additionally, for the context of companies that had worst performance in 2015, when compared with 2014, 40% attributed this smaller performance to external factors.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo do presente artigo foi identificar se a recessão econômica vivenciada em 2015 foi utilizada nos Relatórios da Administração das companhias brasileiras como justificativa para o desempenho obtido no ano. A plataforma teórica que norteou o estudo baseia-se, principalmente, na teoria do gerenciamento impressões. Nesse contexto, para atingir o objetivo proposto, foram analisados os Relatórios da Administração das empresas que compõem o índice IBRX 50 da BM&FBOVESPA, ou seja, das 50 companhias com maiornegociação no mercado de capitais brasileiro. A técnica utilizada foi a análise de conteúdo aplicada à comunicação existente no Relatório da Administração das empresas da amostra. Para isso utilizou-se o software Atlas TI. Assim, a partir das informações apresentadas nos Relatórios da Administração dessas instituições para os anos de 2014 e 2015 foi possível classificar as justificativas para o desempenho obtido em: i) fatores externos à entidade e ii) fatores internos à entidade. Como principais resultados do estudo, foi possível identificar que a atribuição a fatores internos esteve presente no discurso de 19 entidades em 2014 e em 16 entidades em 2015. Já os fatores externos foram atribuídos como causas exclusivas dos desempenhos das entidades apenas no exercício social de 2015 e em 8 dos casos analisados. Pôde-se observar, ainda, que das empresas que obtiveram um resultado maior em 2015 quando comparado a 2014, 82,3% atribuíram esse desempenho a fatores internos, enquanto que das empresas que obtiveram um resultado inferior em 2015, quando comparado a 2014, 40% atribuíram esse desempenho a fatores externos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCapital Científicopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGerenciamento de Impressõespt_BR
dc.subjectRelatório da Administraçãopt_BR
dc.subjectGerenciamento de Impressõespt_BR
dc.subject.otherCrise econômicapt_BR
dc.titleA crise econômica de 2015 nas narrativas contábeis das empresas brasileiras: uma investigação do gerenciamento de impressões nos relatórios da administraçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://revistas.unicentro.br/index.php/capitalcientifico/article/view/4587pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0830-8707pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0016-3611pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2522-3035pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.