Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53849
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dc.creatorDébora Santospt_BR
dc.creatorBruna Camargos Avelinopt_BR
dc.creatorJacqueline Veneroso Alves da Cunhapt_BR
dc.creatorRomualdo Douglas Colautopt_BR
dc.date.accessioned2023-05-23T21:13:03Z-
dc.date.available2023-05-23T21:13:03Z-
dc.date.issued2020-
dc.citation.volume17pt_BR
dc.citation.issue44pt_BR
dc.citation.spage71pt_BR
dc.citation.epage86pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5007/2175-8069.2020v17n44p71pt_BR
dc.identifier.issn2175-8069pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/53849-
dc.description.abstractThe main purpose of this study was to analyze the relation between the perception of justice in the academic environment and aspects related to the academic dishonesty of Accounting undergraduate students. The study sample consisted of 451 respondents by the survey method. The research findings show that the three dimensions of academic justice presented statistically significance, influencing academic dishonesty. When students perceive distributive, procedural, and interactional injustice, they tend, in average, to practice dishonest attitudes. The results suggest that the practice of academic dishonesty may be a way that students use to compensate the injustice perceived in the educational environment. Therefore, in the presence of injustice, dishonesty tends to be manifested. In other words, dishonesty can be the "student's justice" to alleviate distributional, procedural, and interactional injustice.pt_BR
dc.description.resumoO propósito deste estudo foi analisar a relação entre a percepção de justiça no ambiente acadêmico e a desonestidade acadêmica de estudantes de graduação em Ciências Contábeis. A classroom justice, ou justiça acadêmica, refere-se à avaliação justa dos resultados e processos no ambiente acadêmico. É comumente segregada em três dimensões: distributiva, processual e interacional. A amostra da pesquisa foi composta por 451 graduandos de Ciências Contábeis e os achados mostram que as três dimensões de justiça acadêmica possuem significância estatística, exercendo influência sobre a desonestidade acadêmica. Quando os discentes percebem injustiça distributiva, processual e interacional, tendem, em média, a praticar atitudes desonestas. Os resultados sugerem que a desonestidade acadêmica pode ser uma maneira de os discentes compensarem a injustiça percebida no ambiente educacional. Dessa forma, na presença de injustiça, a desonestidade tende a ser manifestada, podendo ser uma forma de o aluno atenuar a injustiça distributiva, processual e interacional.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Contemporânea de Contabilidadept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesonestidade Acadêmicapt_BR
dc.subjectJustiça Acadêmicapt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.subject.otherCiências Contábeispt_BR
dc.titleJustiça e desonestidade acadêmica: um estudo com estudantes do curso de ciências contábeispt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/contabilidade/article/view/2175-8069.2020v17n44p71pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9491-1507pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8958-8725pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2522-3035pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3589-9389pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



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