Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53849
Type: Artigo de Periódico
Title: Justiça e desonestidade acadêmica: um estudo com estudantes do curso de ciências contábeis
Authors: Débora Santos
Bruna Camargos Avelino
Jacqueline Veneroso Alves da Cunha
Romualdo Douglas Colauto
Abstract: O propósito deste estudo foi analisar a relação entre a percepção de justiça no ambiente acadêmico e a desonestidade acadêmica de estudantes de graduação em Ciências Contábeis. A classroom justice, ou justiça acadêmica, refere-se à avaliação justa dos resultados e processos no ambiente acadêmico. É comumente segregada em três dimensões: distributiva, processual e interacional. A amostra da pesquisa foi composta por 451 graduandos de Ciências Contábeis e os achados mostram que as três dimensões de justiça acadêmica possuem significância estatística, exercendo influência sobre a desonestidade acadêmica. Quando os discentes percebem injustiça distributiva, processual e interacional, tendem, em média, a praticar atitudes desonestas. Os resultados sugerem que a desonestidade acadêmica pode ser uma maneira de os discentes compensarem a injustiça percebida no ambiente educacional. Dessa forma, na presença de injustiça, a desonestidade tende a ser manifestada, podendo ser uma forma de o aluno atenuar a injustiça distributiva, processual e interacional.
Abstract: The main purpose of this study was to analyze the relation between the perception of justice in the academic environment and aspects related to the academic dishonesty of Accounting undergraduate students. The study sample consisted of 451 respondents by the survey method. The research findings show that the three dimensions of academic justice presented statistically significance, influencing academic dishonesty. When students perceive distributive, procedural, and interactional injustice, they tend, in average, to practice dishonest attitudes. The results suggest that the practice of academic dishonesty may be a way that students use to compensate the injustice perceived in the educational environment. Therefore, in the presence of injustice, dishonesty tends to be manifested. In other words, dishonesty can be the "student's justice" to alleviate distributional, procedural, and interactional injustice.
Subject: Ciências Contábeis
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5007/2175-8069.2020v17n44p71
URI: http://hdl.handle.net/1843/53849
Issue Date: 2020
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufsc.br/index.php/contabilidade/article/view/2175-8069.2020v17n44p71
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Contemporânea de Contabilidade
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.