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dc.contributor.advisor1Carlos Henrique Rezende Falcipt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5171993076380836pt_BR
dc.contributor.referee1Lívia Afonso de Aquinopt_BR
dc.contributor.referee2Maria Elisa Campos do Amaralpt_BR
dc.creatorMilena Pinheiro Edelsteinpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3423745361088837pt_BR
dc.date.accessioned2023-05-24T11:13:51Z-
dc.date.available2023-05-24T11:13:51Z-
dc.date.issued2022-04-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/53861-
dc.description.abstractThe research developed starts from the understanding of the terms “collection” and “harvest” as poetic possibilities worked by artists and non-artists in order to sensitize us to the planet’s climate transformations, as well as being procedures that enable a sharing of more heterogeneous perceptions about the world we live in. When elaborating a discussion on both terms, I brought my work as an artist to understand the questions that arose during the research, and thus, propose a look focused on micro existences as learning models that put the Earth’s anthropogenic actions into conflict. The research intends to launch notes and questions, more than finding strict answers about the notions of territory and place; as well as discussing the extent to which certain forms of visual representations can bring us closer or distance us from the world we live in.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa desenvolvida parte do entendimento sobre os termos “coleção” e “colheita” como possibilidades poéticas trabalhadas por artistas e não artistas a fim de nos sensibilizar para as transformações climáticas do planeta, bem como serem procedimentos que viabilizem uma partilha de percepções mais heterogêneas sobre o mundo ao qual vivemos. Ao elaborar uma discussão sobre ambos os termos, trouxe meu trabalho enquanto artista para compreender os questionamentos que surgiram durante a pesquisa, e assim, propor um olhar voltado às micro existências como modelos de aprendizado que coloquem em embate as ações antropogênicas da Terra. A pesquisa pretende lançar apontamentos e questionamentos, mais do que encontrar respostas estritas sobre as noções de território e lugar; bem como discutir em que medida certas formas de representações visuais podem nos aproximar ou nos distanciar do mundo ao qual vivemos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectMudanças climáticaspt_BR
dc.subjectRepresentação visualpt_BR
dc.subjectColecionadores e coleçõespt_BR
dc.subjectPercepção visualpt_BR
dc.subjectPercepção espacialpt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subject.otherPaisagens na artept_BR
dc.subject.otherMemória na artept_BR
dc.subject.otherColecionadores e coleçõespt_BR
dc.subject.otherEspaço (Arte)pt_BR
dc.subject.otherPercepção visualpt_BR
dc.subject.otherPercepção espacialpt_BR
dc.subject.otherPercepção geográficapt_BR
dc.subject.otherArte e geografiapt_BR
dc.titleA coleta dos mundospt_BR
dc.title.alternativeThe collection of worldspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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