Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53865
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Zilda Ferreira Curypt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2977644168742883pt_BR
dc.contributor.referee1Daniel Reizinger Bonomopt_BR
dc.contributor.referee2Gínia Maria de Oliveira Gomespt_BR
dc.creatorAlexandre Luiz Ribeiro da Fonseca Júniorpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9261849674407829pt_BR
dc.date.accessioned2023-05-24T14:24:53Z-
dc.date.available2023-05-24T14:24:53Z-
dc.date.issued2023-04-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/53865-
dc.description.abstractThis dissertation aims to discuss how the novels A noite da espera (2017) and Pontos de fuga (2019), from the still uncompleted trilogy O Lugar Mais Sombrio, by Milton Hatoum, represents the Brazilian military dictatorship. The novels evoke the dramas of a generation of university students who, since 1968, in the midst of the troubled “Years of Lead”, matured experiencing the hurt and anguish of that suffocating moment, thus prefiguring a formation novel rooted in melancholy and failure. The fragmentary form of the two novels – composed of the protagonist's diaries, diaries and notes from his friends, letters and correspondence – seek to formalize the traumatic and melancholy experiences of these young people – experiences based on uncertainty and incompleteness in the face of a necropolitical and authoritarian context, preventing an effective formation of the individual and his real insertion in society. In this sense, as the story narrated in these novels reflects, in the dictatorship, formation is marked by voids and impossibilities. The formal fragmentation of the narrative, therefore, is based in the traumas of the protagonist and his friends.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação propõe-se a discutir como os romances "A noite da espera" (2017) e "Pontos de fuga" (2019), da trilogia ainda por completar-se "O Lugar Mais Sombrio", de Milton Hatoum, figuram a ditadura militar brasileira. Os romances evocam os dramas de uma geração de jovens universitários que, desde 1968, em meio aos conturbados "Anos de Chumbo", amadurecem experimentando as agruras e as angústias daquele momento sufocante, prefigurando, assim, um romance de formação calcado na melancolia e no fracasso. Acresce que a forma fragmentária dos romances – constituída mediante diários do protagonista, diários e anotações de seus amigos, cartas e correspondências – procura formalizar as vivências traumáticas e melancólicas desses jovens – vivências estas fundadas na incerteza e nas incompletudes frente a um cenário necropolítico e autoritário, impeditivo de uma efetiva formação do indivíduo e de sua real inserção na sociedade. Nesse sentido, como refletido pela história narrada nessas obras, na ditadura, a formação é marcada por vazios e impossibilidades. A fragmentação formal da narrativa, pois, ancora-se nos traumas do protagonista e de seus amigos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/*
dc.subjectFiguração da ditadurapt_BR
dc.subjectTraumas e melancoliapt_BR
dc.subjectEscritas de sipt_BR
dc.subjectFragmentaçãopt_BR
dc.subjectRomance de formaçãopt_BR
dc.subject.otherHatoum, Milton, 1952- – A noite de espera – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherHatoum, Milton, 1952- – O lugar mais sombrio – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherFicção brasileira – História e críticapt_BR
dc.subject.otherMelancolia na literaturapt_BR
dc.subject.otherDitadura na literaturapt_BR
dc.titleDiante dos traumas, os fragmentos: a figuração da ditadura em "O Lugar Mais Sombrio", de Milton Hatoumpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons