Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53894
Type: Artigo de Periódico
Title: Evasão e justiça acadêmica no curso de ciências contábeis de instituições do ensino superior privadas
Authors: Karla Luisa Costa Sabino
Niara Gonçalves da Cruz
Jacqueline Veneroso Alves da Cunha
João Estevão Barbosa Neto
Abstract: O estudo tem por objetivo identificar qual a relação existente entre a propensão à evasão e a percepção de justiça de estudantes de cursos de Ciências Contábeis de instituições de ensino superior (IES) privadas do estado de Minas Gerais. Foi aplicado um questionário a 307 alunos de 5 Instituições. O questionário foi estruturado em três partes. A primeira referese à caracterização do respondente. A segunda parte do questionário refere- se aos motivos que pudessem influenciar na evasão. A terceira e última parte do questionário apresenta a escala de percepção de justiça acadêmica. A relevância do estudo é denotada na perspectiva teórica ao adicionar suposições de relações das percepções de justiça com a evasão. Os dados foram analisados mediante análise de regressão múltipla. Foi identificado que a percepção de justiça está diretamente relacionada com a evasão escolar em cursos de graduação de Ciências Contábeis, em especial na sua dimensão de justiça procedimental. Outras características também se mostraram significativas, como o período em curso e o fato de o aluno possuir outra graduação. Através da identificação de como os alunos percebem a justiça em seu cotidiano na IES, e como essa percepção pode influenciar a propensão à evadir, novas políticas podem ser traçadas por professores e coordenadores de curso, a fim de diminuir a evasão nas IES privadas.
Abstract: The study aims to identify what is the relationship between the propensity to abandon and perception of justice the students of Accounting Sciences courses private higher education institutions (HEI’s) in the state of Minas Gerais. A questionnaire was applied to 307 students from 5 institutions. The questionnaire was structured in three parts. The first refers to the characterization of the respondent. The second part of the questionnaire refers to the reasons that could influence abandon. The third and last part of the questionnaire presents the scale of perception of academic justice. The relevance of the study is denoted in the theoretical perspective by adding assumptions of relationships between perceptions of justice and abandon. The data were analyzed using multiple regression analysis. It was identified that the perception of justice is directly related to school dropout in undergraduate courses in Accounting, especially in its dimension of procedural justice. Other characteristics were also significant, such as the current period and the fact that the student has another degree. Through the identification of how students perceive justice in their daily lives in the HEI, and how this perception can influence the propensity to evade, new policies can be outlined by teachers and course coordinators, in order to reduce abandon in private HEI’s.
Subject: Ensino superior
Evasão
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.5380/rcc.v13i3.79933
URI: http://hdl.handle.net/1843/53894
Issue Date: 2021
metadata.dc.url.externa: https://revistas.ufpr.br/rcc/article/view/79933
metadata.dc.relation.ispartof: RC&C - Revista Contabilidade e Controladoria
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.