Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53931
Type: Monografia (especialização)
Title: Análise do custo para estruturação de um processo interno de controladoria jurídica em um escritório de Belo Horizonte/MG
Authors: Pablo Troncoso Oliveira
First Advisor: Bruno Pérez Ferreira
Abstract: Este trabalho desenvolve proposta de análise de custo para a implantação de um processo interno de controladoria jurídica em um escritório de médio porta na cidade de Belo Horizonte/MG, visando quantificar o custo, bem como insumos necessários para o desenvolvimento desse modelo, eliminando a contratação de um departamento especializado em controladoria. A metodologia de pesquisa adotada compreendeu a pesquisa quantitativa, em um estudo de caso onde foram coletados de dados, com pesquisa documental, consistente na análise e interpretação de documentos fornecidos pela empresa, além de entrevistas livres com a equipe que trabalha na empresa em comento. Para se validar os resultados obtidos na pesquisa, os testes dos resultados obtidos foram realizados junto a equipe que trabalha na empresa em análise. Usou-se o sistema de custeio baseado em atividades (ABC) para delimitar os valores dos processos. Concluindo-se como positivo o modelo adotado tendo em vista o baixo custo de implantação do processo de controladoria jurídica com a divisão de tarefas entre a equipe.
Subject: Administração
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Estratégica
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/53931
Issue Date: 4-May-2018
Appears in Collections:Especialização em Gestão Estratégica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Pablo Troncoso (1).pdf1.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.