Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53955
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dc.creatorRafael Rochapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-25T19:59:45Z-
dc.date.available2023-05-25T19:59:45Z-
dc.date.issued2021-02-21-
dc.citation.issue15pt_BR
dc.identifier.issn2764-3875pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/53955-
dc.description.abstractThe consumer has several ways to compare features and prices of products or services. Innovation is a differential or perceived added value that defines the consumer's decision. Thus, innovation is necessary for the prosperity of organizations. Employees can support innovation in the organization with personal knowledge. The problem is that innovation is the target of several non-conclusive investigations. The concept of “ba” has a knowledge creation model using socialization, externalization, combination and internalization (SECI). The SECI model is structured so that the knowledge created contributes to the mapping of innovation. A systematic literature review was adopted as a methodological path in order to investigate the contributions of the concept of ba to innovation. The result was 108 works found in scientific repositories, 8 of which were selected by the review protocol. The analysis of the works found a correlation between the concept of ba and innovation, in addition the SECI model provides a methodology to capture innovative knowledge. Finally, this work highlights the concept of ba as an approach to facilitate innovation in organizations.pt_BR
dc.description.resumoO consumidor possui diversos meios para comparar características e preços de produtos ou serviços. A inovação é um diferencial ou valor agregado percebido que define a decisão do consumidor. Assim, inovação é necessária para a prosperidade das organizações. Os colaboradores podem apoiar a inovação na organização com o conhecimento pessoal. O problema é que a inovação é alvo de diversas investigações não conclusivas. O conceito de “ba” possui um modelo de criação de conhecimento utilizando socialização, externalização, combinação e internalização (SECI). O modelo SECI é estruturado para que o conhecimento criado contribua para o mapeamento da inovação. A revisão sistemática da literatura foi adotada como percurso metodológico a fim de investigar as contribuições do conceito de ba para a inovação. O resultado foram 108 trabalhos encontrados nos repositórios científicos, sendo 8 trabalhos selecionados pelo protocolo da revisão. A análise dos trabalhos encontrou correlação do conceito de ba com inovação, além disso o modelo SECI fornece uma metodologia para captar conhecimento inovador. Por fim, este trabalho evidencia o conceito de ba como uma abordagem para facilitar a inovação nas organizações.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCECOM - CENTRO DE COMPUTACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso de Gestão, Projetos e Liderança do PMI-MGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectConceito de bapt_BR
dc.subjectCriação de conhecimentopt_BR
dc.subjectConhecimento tácitopt_BR
dc.subjectConhecimento explícitopt_BR
dc.subject.otherInovaçãopt_BR
dc.subject.otherGestão do conhecimentopt_BR
dc.subject.otherDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.titleContribuições do conceito de "ba" para a inovação: uma revisão sistemática da literaturapt_BR
dc.title.alternativeContributions of the "ba" concept to innovation: a systematic literature reviewpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://www.even3.com.br/anais/acgpl/383689-contribuicoes-do-conceito-de-ba-para-a-inovacao--uma-revisao-sistematica-da-literatura/pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9719-1741pt_BR
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