Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/53965
Type: Artigo de Periódico
Title: Narcisismo: estudantes de contabilidade estão usando seu narcisismo para melhorar o desempenho?
Other Titles: Narcissism: are accounting students using their personality traits to perform better?
Authors: Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima
Bruna Camargos Avelino
Jacqueline Veneroso Alves da Cunha
Abstract: O objetivo dessa pesquisa foi identificar se traços não patológicos de personalidade narcisista em estudantes de graduação de um curso de Ciências Contábeis estariam relacionados com o desempenho desses alunos. Estudantes que superestimam seu desempenho, uma característica de indivíduos narcisistas, vivem uma expectativa não realista que irão ter melhor desempenho que outros em diferentes atividades. Esse comportamento pode ser prejudicial no longo prazo, além de resultar em um constante esforço para que esta expectativa se torne realidade. Os dados foram coletados de uma amostra de 106 alunos de graduação em contabilidade que responderam um questionário contendo questões sobre traços de personalidade narcisista. Os resultados sugerem que quanto maior a presença desses traços narcisistas maiores as chances do desempenho atribuído pelo próprio estudante ser maior. Ao mesmo tempo, o narcisismo não influencia o desempenho real do aluno, o que sugere que esses traços de personalidade influenciam apenas as expectativas, mas não o processo de aprendizado.
Abstract: The purpose of this research was to identify if non-pathological narcissistic personality traits in accounting students are related to their performance. Students who overestimate their performance, a characteristic present in narcissistic individuals, live in the unrealistic belief that they do better than others in different activities. Such tendency can be detrimental in the long term. In addition to resulting in a constant effort so that such expectations become reality. The data were collected from a sample of 106 Brazilian accounting students who responded to a survey that included the Narcissistic Personality Inventory (NPI). The results suggest that the higher the presence of narcissistic traits, the greater his/her self-perceived academic performance. At same time, narcissism does not influence the student’s real performance, which suggest that narcissistic personality traits just influence expectations, reather than the learning process.
Subject: Narcisismo
Ciências Contábeis
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.11606/rco.v11i31.137775
URI: http://hdl.handle.net/1843/53965
Issue Date: 2017
metadata.dc.url.externa: https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/137775
metadata.dc.relation.ispartof: Revista de Contabilidade e Organizações
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.