Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/54046
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelhopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8912980628014332pt_BR
dc.contributor.referee1Renato Matosopt_BR
dc.contributor.referee2José Raimundo Maia Netopt_BR
dc.creatorRafael Spontan da Silva Carvalhopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5953327930946467pt_BR
dc.date.accessioned2023-05-28T17:47:01Z-
dc.date.available2023-05-28T17:47:01Z-
dc.date.issued2021-12-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/54046-
dc.description.resumoHá uma discussão muito ativa concernente a que interpretação seria a mais adequada para a filosofia de Pirro de Élis, filósofo enigmático que, desde a antiguidade, é creditado como o primeiro a assumir o tipo de postura filosófica a que se remetem os escritos da tradição do ceticismo pirrônico antigo. Habitualmente, a tradição pirrônica é tomada mais ou menos como uma unidade. Isso desde seu início, com Pirro, até a sua fase mais tardia, quinhentos anos posterior. Os escritos mais íntegros e em maior quantidade são os que remetem a essa fase tardia. Então, porque a tradição pirrônica é tomada mais ou menos como uma unidade, a perspectiva filosófica que Pirro teria mantido é habitualmente interpretada como uma versão incipiente do que se vê nos escritos da tradição tardia. Mas existem outras interpretações para Pirro além dessa. Essas outras assumem que a filosofia de Pirro difere decisivamente da tradição tardia. Seja aquela mais habitual, sejam essas menos, quiasquer das interpretações têm por matéria as aparições de Pirro na literatura antiga, isto é, os testemunhos sobre Pirro. Esses testemunhos são quase sempre muito breves, muitas vezes anedóticos; no geral, tratam de sua filosofia de modo pouco substancial. Desses testemunhos, acreditamos que um se destaca: tratase do sumário da filosofia de Pirro contido na refutação contra pirronismo escrita pelo peripatético Arístocles de Messina. Acreditamos que a interpretação do testemunho de Arístocles determina a interpretação geral sobre a filosofia de Pirro. Nesta nossa dissertação, então, procuraremos destacar, primeiro, a prioridade desse importante testemunho em relação aos demais, sobretudo em relação àqueles que se encontram entre os escritos da fase tardia do ceticismo pirrônico. Depois, apresentaremos as interpretações sobre a filosofia de Pirro; elas são quatro: a epistemológica, a ética, a orientalista e a metafísica. Por último, discutiremos como essas interpretações operam no importante testemunho de Arístocles. Como conclusão, acreditamos que, dentre as interpretações, a menos apropriada para descrever a filosofia de Pirro é a epistemológica.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPirro de Élispt_BR
dc.subjectCeticismo antigopt_BR
dc.subjectTradição pirrônicapt_BR
dc.subjectArístocles de Messinapt_BR
dc.subject.otherFilosofia - Tesespt_BR
dc.subject.otherPirro, de Élispt_BR
dc.subject.otherFilosofia antiga - Tesespt_BR
dc.subject.otherCeticismo - Tesespt_BR
dc.titlePirro de Élis : discussão sobre testemunhos e disputa entre interpretaçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.